Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

É necessário preservar o meio ambiente valorizando o ser humano, diz Pres.TCE-ACRE



O presidente do Tribunal de Contas do Acre conselheiro Antônio Fernando Jorge Ribeiro de Carvalho Malheiro enfatizou que é necessário preservar o meio ambiente e as reservas naturais, "mas que em contra-partida, é preciso trazer dinheiro àquelas pessoas que vivem nas reservas extrativistas e áreas de proteção ambiental, criando meios para levar riquezas para essa população", frisou durante o Painel Amazônico

O conselheiro enfatizou o sistema de desenvolvimento equilibrado para a região. Dentro da agenda do planeta, ele falou que é notório e sempre colocado em pauta, as mudanças climáticas, o aparecimento de novos produtos florestais, serviços comunitários, floresta comunitária e democracia, governança e participação local.

Durante seu pronunciamento, o presidente do TCE-AC fez questão de enfatizar as palavras do presidente Lula, quando ele afirmou que o Amazônia é brasileira. Também informou que Amazônia não é a maior floresta do mundo, mas é a maior floresta tropical.

Dentre os problemas da região Norte, ele informou que são 550 milhões de hectares, mas que geram apenas 3,5% do PIB.Ele também discorreu sobre a história do desmatamento que iniciou em 1970, quando houve maior pressão sobre a floresta amazônica, o eixo do desenvolvimento na agricultura e pecuária, que resultou em 400 mil Km².

Nom Acre a maior quantidade de receita vem através do Fundo de Participação dos Estados. Por isso há uma grande necessidade de desenvolvimento industrial com o desafio para o desenvolvimento sustentável. "É preciso crescer sem agredir o meio ambiente", frisou.

Os serviços ambientais devem ser parte da contabilidade física e jurídica e a inovação precisa ser criativa. Dentro na nova geografia da produção florestal, a indústria é necessária para agregar valor a quem está produzindo na região. "Deve-se pagar o valor justo", disse Malheiro.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Mais Sobre Meio Ambiente

Garimpagem: o grande vilão

Garimpagem: o grande vilão

Além das hidrelétricas, da queda natural gerada pelo fluxo das águas, da forte trepidação dos potentes motores dos empurradores de balsas, um outro  p

Comitê de Sustentabilidade do Sebrae em Rondônia

Comitê de Sustentabilidade do Sebrae em Rondônia

A Semana de Sustentabilidade, em apresentações online pelo Comitê de Sustentabilidade do Sebrae em Rondônia, teve início na segunda-feira com explic