Sexta-feira, 12 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

E-book "Somos Floresta" apresenta impactos e desafios de projetos patrocinados pela Petrobras


E-book "Somos Floresta" apresenta impactos e desafios de projetos patrocinados pela Petrobras - Gente de Opinião

O e-book é um convite aberto para conhecer melhor essas iniciativas e apreciar a diversidade e riqueza dos biomas brasileiros. Está disponível agora para download no site do Imaflora, oferecendo uma experiência de leitura enriquecedora e inspiradora sobre os esforços coletivos para um futuro mais sustentável e próspero.

Amazônia, Brasil - Embarque numa expedição digital através dos ecossistemas mais vibrantes do Brasil com o lançamento do e-book "SOMOS FLORESTA: Cinco Projetos nas Áreas de Floresta e Clima que Impactam os Biomas Brasileiros". Disponibilizado hoje, 21 de dezembro de 2024, no site do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), este recurso inovador é um mosaico de histórias, estratégias e conquistas de cinco projetos extraordinários apoiados pelo Programa Petrobras Socioambiental.

A publicação é uma síntese da atuação conjunta do Imaflora e outras organizações civis que, juntas, têm causado um impacto significativo nas comunidades da Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga. Os projetos abordados na publicação englobam uma variedade de benefícios sociais, ambientais, culturais e territoriais, refletindo um esforço colaborativo para conservar florestas, regular o clima, prover água, manter a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos nos respectivos biomas.

Na Amazônia, o destaque é para três projetos: "Florestas de Valor" do Imaflora, "Raízes do Purus" da Operação Amazônia Nativa (OPAN), e "Viveiro Cidadão" da Ecoporé. Cada um desses projetos atua em diferentes regiões da Amazônia, como Alenquer, Oriximiná, Altamira e São Félix do Xingu, abordando desde a gestão ambiental sustentável até a educação ambiental e a restauração florestal.

No bioma da Mata Atlântica, o "Semeando Água" do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) é implementado no Sistema Cantareira, abrangendo São Paulo e Minas Gerais, com foco na segurança hídrica e na restauração florestal de áreas de preservação.

Já na Caatinga, o "No Clima da Caatinga" da Associação Caatinga opera em Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), visando proteger e valorizar esse bioma único.

A publicação "SOMOS FLORESTA" não apenas documenta esses projetos e suas realizações, mas também celebra o papel das comunidades locais na proteção do patrimônio socioambiental. Estes projetos representam mais do que a conservação ambiental; eles são a expressão viva do compromisso com o desenvolvimento sustentável e a dignidade das populações locais.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)