Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Disk Plante uma Árvore registra mais de cinco mil solicitações


 
Cerca de 80% das solicitações de plantio feitas pelo Disk Plante uma Árvore (0800–647–5445), serviço colocado à disposição da população pela prefeitura de Porto Velho, no ano passado, foi atendido pela secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema). Dos 5.260 pedidos feitos no ano passado foram atendidos 4.120 (78,33%). Os números divulgados nesta segunda-feira, 17, foram com base no cadastro dos telefonemas dirigidos ao 0800 da Sema.

Lançado pelo prefeito Roberto Sobrinho, em maio de 2010, o Disk Plante uma Árvore está integrado ao programa de arborização Porto Velho Mais Verde, em execução desde novembro de 2009, durante o mutirão ecológico que resultou no plantio de cinco mil árvores em apenas cinco minutos.

No início do programa foram disponibilizadas para o serviço 10 mil mudas doadas pela empresa PVTE, como compensação ambiental pela construção da linha de transmissão (linhão), que levará energia elétrica de Rondônia, até a cidade de Araraquara, interior de São Paulo. Para o secretário municipal do Meio Ambiente, José Gadelha, os números mostram que a iniciativa do prefeito caiu no gosto popular. “São números muito positivos, mas dá para avançar ainda mais. E a população pode entrar em contato com a Sema, pelo Disk Plante uma Árvore, que será atendida de imediato. Ainda temos mudas disponíveis para atender os pedidos. São pouco mais de quatro mil que temos para doar à população”, adiantou o secretário.

 

Satisfação

Para a população que é atendida pelo programa de arborização da prefeitura de Porto Velho, o serviço Disk Plante uma Árvore já se fazia necessário na capital de Rondônia. O professor Francisco Leonilson de Souza, diretor da Escola Estadual Flora Calheiros Cotrin, foi um dos solicitantes. O pedido feito por ele foi para arborizar a área interna do estabelecimento onde foram plantadas cerca de 50 mudas. Ele explicou o motivo da solicitação. “Minha intenção quando fiz o pedido, foi garantir aos alunos um clima mais ameno, proporcionado pela sombra que as árvores plantadas irão gerar. Aqui é muito quente e quando tomei conhecimento desse programa da prefeitura, entrei em contato com o pessoal da Sema e fui atendido de imediato. Estou pensando até em solicitar mais mudas, porque ainda há muita área para plantio. Dá para plantar aqui pelos menos umas cem árvores”, afirmou.

A moradora Rafaela da Silva, do bairro Três Marias, contou que na casa da mãe dela, onde foi feito o plantio, todo mundo gosta de árvores e plantas. E quando o tio falou que a prefeitura estava distribuindo mudas para a população fazer a solicitação, elas não perderam tempo em fazer o pedido. “Para mim, esse serviço da prefeitura é muito importante porque ele foi feito para preservar a vida. Árvore é vida também, e se todo mundo tivesse a consciência de plantar uma árvore por dia, teríamos uma cidade muito mais agradável. Quando eu mudar para a minha casa vou pedir para plantar lá também”, disse.

 

Como funciona

Para solicitar o plantio de muda em sua residência o morador deve ligar para 0800–647–5445 e informar à telefonista o endereço e quantas mudas necessita. O número do telefone e o endereço do solicitante são registrados no cadastro do Disk Plante uma Árvore e repassado imediatamente para as equipes responsáveis pelo plantio (duas no total).

De posse das informações a equipe se desloca até a residência do solicitante para fazer a análise do solo, a fim de saber qual a espécie irá se adequar melhor naquela região e quantas mudas serão necessárias. “Essa averiguação é importante porque pode acontecer do morador solicitar um determinado número de mudas e quando vamos lá constatamos que o terreno dele não comporta tudo aquilo”, frisou.

Fonte: Joel Elias
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat