Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Deputados avaliam modelos de desenvolvimento para Amazônia


  
O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) afirmou há pouco que o desentendimento expresso pelos participantes da comissão geral deve-se a uma questão preliminar: que tipo de sociedade e que modelo de desenvolvimento cada um defende. Para ele, não há acordo, pois existem posições divergentes em disputa. "Essas visões diferentes, que defendem o desenvolvimento sem critério e dizem que a legislação brasileira é restritiva, são um pouco positivistas", afirmou. Segundo o parlamentar, o Psol considera a legislação ambiental brasileira uma das mais modernas do mundo, embora a prática seja incoerente com esse arcabouço.

Plantio de árvores

O deputado Giovani Queiroz (PDT-PA) sugeriu a modificação do modelo de exploração da floresta, pois o plantio de árvores, segundo ele, rende muito mais que a agricultura. "Quero a Amazônia produzindo para o Brasil, sem o patrulhamento que o Estado faz sobre a região, como se com isso pudesse impedir a ocupação que se dá pelo desmatamento", afirmou.

Ele ainda criticou a demora na concessão de licenças ambientais para a atividade rural na região e a exigência de que os produtores rurais tenham licenciamento ambiental.

Fonte: Agência Câmara

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat