Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

DE OLHO NO TEMPO: Frio segue intenso em parte do Brasil. E vai piorar...


Gente de Opinião

A frente fria chegou ao estado do Acre no início da noite desta segunda-feira (17) configurando a sexta friagem do ano na região amazônica.

Os eventos anteriores ocorreram em 18 de março (primeira friagem), 28 de abril (segunda friagem), 31 de maio (terceira friagem), 09 de junho (quarta friagem) e 19 de junho (quinta friagem). Veja as cartas sinóticas elaboradas pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) comprovando os fenômenos. Vale ressaltar que as cartas sinóticas se referem ao horário de 0 hora (UTC), ou seja, 21 horas (Brasília) do dia anterior.

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

A temperatura mínima (horária) aferida por estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) às 22 horas atingiu valores abaixo de 10°C desde o centro-oeste de Mato Grosso até o sul do Rio Grande do Sul. Os menores valores, por estado, chegaram a:

-5,1°C em Bom Jardim da Serra, SC
-1,7°C em São José dos Ausentes, RS
-0,4°C em Clevelândia, PR
3,3°C em Ponta Porã, MS
5,9°C em Maria da Fé, MG
7,7°C em Campos do Jordão, SP
8,2°C em Campo Verde, MT
11,2°C em Vilhena, RO
13,2°C em Morrinhos, GO
15,6°C em Epitaciolândia, AC

Gente de Opinião

A projeção feita pelo Cptec/Inpe é de geada ampla na madrugada/manhã desta terça-feira em boa parte da Região Sul, além de Mato Grosso do Sul. O fenômeno pode ser danoso à agricultura, pois além de frio intenso, com temperatura negativa, há também rajadas de vento superiores a 40 km/h, principalmente na metade oeste do Paraná. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), órgão local, já havia alertado para tal possibilidade.

Gente de Opinião

A projeção de temperatura mínima feita pelo modelo ETA indica que a terça-feira começará com temperatura de até -6°C na serra catarinense, entre 0°C e -4°C em boa parte da Região Sul e com valores abaixo de 10°C no sul de Goiás, em grande parte Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, sudoeste de Minas Gerais e entre o noroeste e oeste de São Paulo.

Gente de Opinião

Os modelos numéricos, contudo, indicam que a madrugada de quarta-feira (19) será a mais fria do ano em vários municípios, quando o ar polar atingirá seu ápice.

(Crédito das imagens: Arquivo/Deise Santos - Reprodução/Cptec/Inpe – Reprodução/Inmet – Reprodução/WXBrasil)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha reafirma compromisso no combate aos incêndios florestais com Operação Verde Rondônia

Governador Marcos Rocha reafirma compromisso no combate aos incêndios florestais com Operação Verde Rondônia

Com o lançamento da fase de resposta da Operação Verde Rondônia 2025 (OVR) nesta segunda-feira (2), o governador Marcos Rocha reafirma seu compromis

Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025

Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025

Rondônia está se aproximando do período de estiagem, o chamado “verão amazônico’’, que se estende de junho a novembro, onde as chuvas são escassas e a

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)