Terça-feira, 3 de junho de 2008 - 14h53
No debate sobre novos indicadores econômicos e de sustentabilidade ambiental para a Amazônia, a presidente da Fundação France Libertés, Danielle Mitterrand, disse que a entidade luta contra as organizações que querem praticar a ingerência estrangeira nos assuntos nacionais do Brasil. Ela destacou que a fundação combate as multinacionais, também as francesas, que se apropriam dos recursos brasileiros com o único objetivo de lucro.
Danielle Mitterrand ressaltou, contudo, que o problema ambiental e de desenvolvimento econômico é uma questão mundial, não apenas brasileira. Mesmo assim, ela disse defender a auto-determinação dos povos. "Sou uma cidadã do mundo, que está aqui debatendo uma questão que interessa a todos os povos", concluiu.
Soberania nacional
O deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA) afirmou ser contrário à internacionalização da Amazônia, idéia defendida inclusive, segundo o parlamentar, pelo ex-presidente francês François Mitterrand, já falecido. Para ele, tal idéia atenta contra a soberania nacional. Ele sugeriu a busca de soluções para a região com a participação das populações locais, "caboclas".
O parlamentar ressaltou que a água da Amazônia é um dom da natureza, mas também tem um valor econômico, por exemplo, com a geração de energia elétrica. Segundo ele, a água precisa ser preservada, mas também deve ser usada para gerar desenvolvimento econômico. "O objetivo maior de qualquer política precisa ser o homem que vive na Amazônia, os 25 milhões de brasileiros que moram na região", acrescentou.
Fonte: Agência Câmara
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual