Terça-feira, 8 de março de 2011 - 15h41
	 
	
	Hoje (08/03), as chuvas mais significativas deverão se concentrar extremo norte de SP, norte e litoral norte do RJ, MG (principalmente o oeste, incluindo o Triângulo Mineiro, leste, Zona da Mata e centro-norte do Estado), ES (principalmente o oeste e o centro-sul), GO (com menores chances no noroeste e oeste) e DF. Nesta área os acumulados de chuva deverão ser localmente significativos.
	
	Entre o extremo norte e nordeste de MS, MT (principalmente centro, sul, oeste e noroeste), leste do AC, centro-sul e oeste de RO, AM (principalmente norte, oeste e sul), nordeste do PA, norte, leste e sul do AP, sul e oeste de RR, TO (principalmente centro, sul e oeste), norte do MA, do PI e do CE e oeste e sul da BA, RN e leste da PB, poderá ocorrer pancadas fortes de chuva. 
Embora a previsão de chuva ainda continue para o litoral do PR e nordeste e leste de SC, os acumulados deverão ser inferiores aos 50 mm. Assim, esta área, saiu do aviso para este dia. Porém está em constante monitoramento.
Amanhã (09/03), as chuvas mais significativas, com acumulados localmente altos, ainda deverão atingir o interior de MG (entre o oeste, centro e leste e na Zona da Mata principalmente), o ES, norte do RJ, DF e GO. Haverá condições para pancadas fortes de chuva entre centro-sul e oeste de MT, RO, AC centro-oeste, norte e sul do AM, AC, oeste e nordeste do PA, centro e leste de TO, extremo sul e norte do MA, norte do PI, CE (principalmente, sul, oeste e norte), RN, PB, centro, oeste e leste de PE, sul e oeste da BA e noroeste de MG. Neste dia espera-se o aumento da intensidade das chuvas entre demais áreas do RJ, nordeste e cone leste de SP e sul de MG, assim está área volta a ficar em atenção quanto a chuva entre moderada e forte.
A tendência para os próximos dias é que o padrão de circulação não mude (pelo menos até sexta-feira dia 11). E as chuvas mais significativas deverão se concentrar entre oeste e centro-sul de MT, centro-sul de GO, Triângulo Mineiro e grande pare de MG e do ES.
	
	Importante: 
	
	A localização e intensidade da chuva poderá ser determinada a partir da utilização de radares meteorológicos. Por isso, recomenda-se entrar em contato com os centros de previsão de tempo pertencentes aos diferentes Estados e/ou municípios. 
O Grupo da Previsão de Tempo (GPT) recomenda à população residente em áreas de risco, como em encostas e regiões próximas a rios e córregos, sujeitas a deslizamento de terras e alagamentos, entrar em contato com a Defesa Civil a fim de averiguar a vulnerabilidade e os riscos de cada região.
Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
(Fonte: De olho no tempo, com informações CPTEC/INPE)
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Transparência, rastreabilidade e legalidade foram os três pilares defendidos pelo Ministério Público Federal (MPF) na terceira edição do “Diálogos
    Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)