Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Crea Rondônia defende arborização urbana


Para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) uma cidade arborizada garante uma melhor qualidade de vida para sua população, pois este fator contribui para amenizar os efeitos da alta temperatura nas cidades, além de proporcionar um ambiente visualmente agradável a todos.

O presidente do órgão, o engenheiro Nélio Alencar, destaca que é preciso investir neste tipo de projeto, porém deve-se respeitar a acessibilidade.

“Ao mesmo tempo em que é preciso pensar num trabalho de arborização que vai tornar uma cidade muito melhor para se viver, também é preciso resguardar o direito da acessibilidade. É necessário que todo projeto de arborização venha acompanhado de um projeto que atente para a questão da acessibilidade. Termos uma boa distribuição de árvores na cidade é importante, mas não se pode fazer isso desordenadamente e sem verificar a pista de passeio, ou seja o percurso utilizado por pedestres e cadeirantes”, explicou.

Além disto, diz o presidente, é preciso fazer uma arborização com responsabilidade e sob a coordenação de especialistas na área. “Em Porto Velho, por exemplo, temos calçadas estreitas, em outros locais muitos postes e outras situações que não permitem a arborização. Daí a necessidade de um técnico para verificar outras possibilidades que resultem na arborização. O que não se pode é plantar árvores que vão depois arrebentar a calçadas dificultando a mobilidade das pessoas”, observou.

Fonte: Natália Lima
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat