Terça-feira, 30 de março de 2010 - 12h03
O BPA - Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizou ontem, a soltura de animais que estavam no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS do Batalhão. Foram dois quatis, seis macacos pregos, oito jabutis e uma cobra jibóia.
Os animais estavam no BPA e, após o período técnico de avaliação médica veterinária, foram considerados aptos para retorno ao seu habitat natural por estarem gozando boa saúde e sem limitações físicas que impusessem dificuldades de sobrevivência, conforme atestado médico veterinário.
Eles foram soltos na Reserva da Floresta Nacional de Bom Futuro, localizada no Distrito de Jaci Paraná. O local escolhido é ideal, pois apresenta todas as condições de acolhimento em questões de amplitude de área e existência de espécimes similares. A equipe do CRAS estava composta pelo major PM Veterinário Ronaldo, sargento PM Ailmo e PM Ricci, biólogo Élson, chefe da FLONA Bom Futuro, e Estagiárias da Faculdade São Lucas.
Vale ressaltar que a estratégia para minimizar os impactos dessas ações predatórias é uma constante fiscalização da Polícia Ambiental e o IBAMA, tentando inibir a captura de animais silvestres.
Os animais apreendidos são encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do BPA, para identificação, marcação, tratamento quando necessário, reabilitação e avaliação clínica.
A soltura de animais silvestres é o objetivo de conservação das espécies, possibilitando o retorno de parte de nossa fauna apreendida no tráfico ilegal de animais silvestres, ao habitat natural, diminuindo assim o impacto causado pela captura e destruição de seus ambientes.
Fonte: Lenilson Guedes
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama
A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)