Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

CRAS realiza soltura de animais silvestres na FLONA Bom Futuro



O BPA - Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizou ontem, a soltura de animais que estavam no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS do Batalhão. Foram dois quatis, seis macacos pregos, oito jabutis e uma cobra jibóia.

Os animais estavam no BPA e, após o período técnico de avaliação médica veterinária, foram considerados aptos para retorno ao seu habitat natural por estarem gozando boa saúde e sem limitações físicas que impusessem dificuldades de sobrevivência, conforme atestado médico veterinário.

Eles foram soltos na Reserva da Floresta Nacional de Bom Futuro, localizada no Distrito de Jaci Paraná. O local escolhido é ideal, pois apresenta todas as condições de acolhimento em questões de amplitude de área e existência de espécimes similares. A equipe do CRAS estava composta pelo major PM Veterinário Ronaldo, sargento PM Ailmo e PM Ricci, biólogo Élson, chefe da FLONA Bom Futuro, e Estagiárias da Faculdade São Lucas.

Vale ressaltar que a estratégia para minimizar os impactos dessas ações predatórias é uma constante fiscalização da Polícia Ambiental e o IBAMA, tentando inibir a captura de animais silvestres.

Os animais apreendidos são encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do BPA, para identificação, marcação, tratamento quando necessário, reabilitação e avaliação clínica.

A soltura de animais silvestres é o objetivo de conservação das espécies, possibilitando o retorno de parte de nossa fauna apreendida no tráfico ilegal de animais silvestres, ao habitat natural, diminuindo assim o impacto causado pela captura e destruição de seus ambientes. 

Fonte: Lenilson Guedes

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat