Sexta-feira, 9 de outubro de 2009 - 16h19
Em resposta ao pedido do Ministério da Saúde, o Governo de Rondônia convocou a etapa Estadual da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental. Nos dias 19, 20 e 21 de outubro a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), juntamente com Movimentos Sociais, Trabalhadores, Setor Empresarial, ONG’s, Universidades, Faculdades, Poder Público Municipal e Federal estarão discutindo os eixos temáticos da Conferência.
A abertura acontecerá no Rondon Palace Hotel às 17:00 horas do dia 19. O evento conta com o apoio realizado pelos Ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e das Cidades que tem como tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis” e lema: “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!”.
De acordo com os organizadores, o espaço de discussão se faz necessário devido ao fato da ação antrópica sobre a natureza vir causando impactos cada vez mais graves sobre a saúde humana e aos ecossistemas do planeta. Esses problemas são interdependentes, seus impactos vão além das fronteiras locais e seus efeitos são produzidos e sentidos pelas populações.
Para buscar a solução para esses problemas requer a formulação e gestão de políticas públicas interdisciplinares fator que mobilizou os Ministérios da Saúde, Meio Ambiente e das Cidades a realizarem essa Conferência em parceria com todos os segmentos estaduais e municipais do país. A etapa nacional acontecerá no período de 09 a 12 de dezembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília – DF.
Durante a Conferência Estadual os participantes irão discutir três eixos temáticos: desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta; trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis.
Depois de discutido os eixos temáticos serão eleitos os delegados para defenderem as diretrizes e ações propostas pelos participantes do evento na etapa estadual em Brasília.
Para obter mais informações sobre a Conferência Estadual de Saúde Ambiental e realizar a inscrição para o evento acesse o site da Sedam, www.sedam.ro.gov.br ou pelos telefones (69)3216-1078, 3216-1074 e 3216 – 5343.
Fonte: Ascom
TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament