Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Comissão de Saúde quer inserir Setembro Verde no Calendário Oficial do Estado



A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, da Assembleia Legislativa, indicou ao governo do Estado, a necessidade de encaminhar à Casa de Leis, Projeto que trata do mês Setembro Verde, para que o referido projeto seja incluído no Calendário Oficial de Rondônia.Comissão de Saúde quer inserir Setembro Verde no Calendário Oficial do Estado - Gente de Opinião

O presidente da comissão, Dr. Neidson (PMN), é autor do projeto que institui o Setembro Verde, como o mês da doação de órgãos no Estado. Segundo o parlamentar, a doação de órgãos e tecidos é de suma importância para salvar vidas e melhorar a condição e qualidade da saúde de milhões de pessoas.

“Além, claro, de ser um ato de amor ao próximo”, declarou Dr. Neidson que informou, ainda que o objetivo principal seja incentivar e conscientizar as famílias para a importância do tema.

Em seu projeto, o parlamentar ressalta que na legislação vigente existem várias leis regulamentadoras quanto à doação, e que a falta de doadores é evidente diante da longa fila de espera.

O deputado destaca que em Rondônia já existe uma equipe especializada para identificar potenciais doadores. Segundo Dr. Neidson, trata-se da Organização para Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), que tem, entre outros objetivos, estimular o adequado suporte ao potencial doador e notificar, em conjunto com a Central de Transplantes de Rondônia, todos os casos com diagnóstico estabelecido de morte encefálica.

Dr. Neidson explicou que no dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, por iniciativa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos e que o verde é a cor internacional de órgãos.

“Cor esta que se estende a solidariedade a todos”, acrescentou o deputado.

Desta forma, através da Comissão de Saúde, a qual preside, o deputado fez a indicação ao Poder Executivo para atender o processo que vai instituir o Setembro Verde no Calendário Oficial do Estado de Rondônia.

“O Setembro Verde trará grandes benefícios para toda a população rondoniense, bem como para aqueles que usam a bandeira da solidariedade e do amor ao próximo como forma de garantir o bem mais precioso do ser humano que é a vida”, salientou o parlamentar.

Fonte: Juliana Martins

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat