Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Combate ao 'boi pirata' piora crise, diz Maggi



O governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, afirmou hoje (19) na Câmara, que reter os bois piratas pode afetar o equilíbrio de oferta e procura dos alimentos. Maggi participa de audiência pública junto com o governador de Rondônia, Ivo Cassol.

"A crise de alimentos vai fazer pressão. Estamos neste momento, não só no Brasil como fora, em uma condição de produção, oferta e demanda muito justa, então com qualquer coisa que altera você vai ter evolução dos preços", afirmou.

O governador disse que a estimativa é que existam 10 milhões de bois piratas no seu estado. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou no início do mês a apreensão de bois criados em áreas desmatadas como forma de combater o desmatamento. Minc batizou a operação de "Boi Pirata".

Maggi questionou a metodologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apontou o Mato Grosso como o estado com maior área de desmatamento da Amazônia. "A metodologia do Inpe não é confiável. Eu não quero brigar com termômetro, mas tem que saber se a febre é de 40 ou 37 graus", afirmou.

Ele também criticou a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de proibir crédito para agricultores que promoveram desmatamento. "Tirar os créditos é asfixiar a economia do estado. O número de pecuaristas com pequenas propriedades é maior que o de grandes propriedades", defendeu.

Fonte: Congresso em Foco/ Tatiana Damasceno

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat