Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Com fortes chuvas, açude começa a transbordar em Acari



O Gargalheiras, primeiro grande reservatório do Rio Grande do Norte começou a sangrar ontem à noite, depois de receber água das chuvas que começaram a cair no Seridó no final da tarde. O açude tem capacidade para 40 milhões de metros cúbicos, abastece a cidade de Acari e é usado para alimentar a adutora que complementa o abastecimento de Currais Novos. 

Com fortes chuvas, açude começa a transbordar em Acari - Gente de Opinião
Com fortes chuvas, açude começa a transbordar em Acari - Gente de Opinião


De acordo com informação de moradores, a água começou a banhar a parede de 25 metros de altura por 250 de extensão por volta das 20h45. Às 21h30, o fotógrafo Canindé Soares fez a primeira foto da sangria, ainda com uma fina lâmina de água. O Gargalheiras, ou Marechal Dutra, começou a ser construído na década de 1950 no leito do rio Acauã e foi inaugurado em abril de 1959, um ano depois da grande seca de 1958 que abalou os alicerces da economia seridoense. Este mês, o Departamento Nacional de Obras Contras das Secas (DNOCS) elaborou uma extensa programação para as comemorações do cinquentenário do açude, com show do cantor Fagner. 

O dia foi movimentado na estrada de 13 quilômetros de acesso ao reservatório, inclusive com engarrafamento por volta do meio-dia. Eram famílias da região que foram ver o espetáculo das águas. Também atingiu o estádio de sangria o açude Cruzeta, de 35 milhões de metros cúbicos. Os demais reservatórios do Seridó ainda vão precisar de mais chuva para encher. O Itans, de 80 milhões de metros cúbicos, está com 72%, o Passagem das Traíras, de 48,8 milhões, com 69%; o Boqueirão de Parelhas, de 85 milhões, com 78%, e o Sabugi, de 65 milhões, com 71% da capacidade de armazenamento de água. 

Além do Seridó, também foram registradas chuvas na região Oeste e Central. Em Assu, o primeiro tempo do jogo do time da casa com o América, válido pelo segundo turno do campeonato estadual, foi disputado debaixo de chuva.

(Fotos: Canindé Soares)
Fonte: De Olho no Tempo com informações da Tribuna do Norte

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat