Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Collor cobra participação de chefes de Estado na Rio+20


 
Rio+20
Vladimir Platonow
Agência Brasil

Collor cobra participação de chefes de Estado na Rio+20 - Gente de OpiniãoRio de Janeiro – O ex-presidente da República e senador Fernando Collor (PTB-AL) cobrou a participação de chefes de Estado na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e se disse confiante nos resultados do encontro. Collor foi um dos homenageados sexta-feira (15) à noite em um evento especial no Riocentro, alusivo aos 20 anos da Rio92, conferência que presidiu.

“É preciso um alerta aos chefes de Estado e de governo de que eles precisam acordar. Precisam se mobilizar, se movimentar. A ausência de um chefe de Estado ou de governo na Rio+20, eu considero um ato de covardia, porque estão fugindo ao debate, num momento crucial para o futuro do planeta.”

Apesar do estágio atual de dissenso sobre o documento final da conferência, Collor disse à Agência Brasil que está otimista quanto aos resultados finais da Rio+20. “Estou muito otimista. Agora, com o Brasil chefiando as negociações, eu não tenho dúvida de que a situação melhora. Nosso grupo negociador é muito bom e competente. Sabe construir consensos, e isso é o que necessitamos para o sucesso da conferência.”

Collor criticou a possibilidade de haver retrocessos na carta final da Rio+20 em referência ao que foi acordado há 20 anos, na Rio92. “É um princípio do direito humanitário de que não se pode retroagir em qualquer conquista da humanidade, inclusive em termos ambientais.”

Além de Collor, foi homenageado o ambientalista canadense Maurice Strong, que foi o secretário-geral da Rio92. Também participaram do evento os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat