Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Coleta de Lixo é monitorada pela população através do 0800



 
Um exemplo é o número do disk Coleta de Lixo, 0800-6471391, que tem como finalidade auxiliar a população a monitorar o calendário da coleta do lixo, se está sendo cumprido.

Ao mesmo tempo, este número também tem ajudado à própria secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb) a controlar e fiscalizar a prestação dos serviços pela empresa responsável pela coleta. O número, 0800-6471391 foi bem aceito pela população que aproveita a oportunidade de ser ouvida, acrescenta reclamações, dúvidas e sugestões sobre vários assuntos, inclusive de outras secretarias. "É muito importante a participação dos moradores ligando e cobrando os serviços. Somente assim poderemos agir mais rapidamente na solução da dificuldade relatada pelo cidadão. Temos equipes de fiscais que percorrem toda Porto Velho, colhendo dados sobre a coleta de lixo, mas a participação dos moradores é fundamental e esperamos contar ainda mais com este apoio", destacou Laércio Cavalcante Monteiro, secretário adjunto da Semusb.

Para o adjunto também é importante que a população respeite os dias de passagem do caminhão do lixo em seu endereço. Outra observação é quanto a forma de depositar o lixo nas calçadas ou nos locais apropriados. "O lixo deve estar dentro de sacos próprios, reunidos no mesmo lugar e dentro dos dias corretos, para evitar que se acumulem e sujem a cidade", apontou.

As datas e rotas de coleta dos lixos foram estipuladas pela Semusb, que dividiu o município em áreas destacadas por cores distintas. Cada cor tem vários bairros relacionados e dias específicos para a passagem dos caminhões que recolhem o material. De acordo com o assessor técnico da Semusb, engenheiro Emanuel Néri, "o morador que não tiver o lixo recolhido na data estipulada deve usar o mais rápido possível o 0800 e fazer a reclamação. É importante que na queixa seja informado o nome de quem está ligando e o endereço completo para facilitar a fiscalização. O lixo não pode ficar mais de setenta e duas horas sem ser recolhido e se isto vier a acontecer os moradores também devem avisar", acrescentou.

A Semusb informa que no dia primeiro de janeiro de 2011, não haverá a coleta de lixos na cidade, portanto, será feita no dia dois. A mesma tabela foi utilizada no Natal que teve o lixo recolhido no dia vinte e seis.

Fonte: Fabrícius Bariani

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

A COP30 chegou ao fim neste sábado, 22 de novembro, com a aprovação por 195 países do Pacote de Belém (PA). As 29 decisões aprovadas por consenso

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Foi apresentado durante a COP30, um projeto de criação do Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal. Com esse centro, a ideia é ter u

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)