Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Chuvas continuam em Manaus


Da Agência Brasil

Brasília – Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas em Manaus devem continuar nos próximos dias. A previsão de hoje (30) é tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas, registrando uma temperatura máxima de 33 graus Celsius (ºC) e mínima de 25 ºC. O estado está em alerta desde a última sexta-feira (27), quando a prefeitura de Manaus decretou situação de emergência na região em razão da subida do nível de água do Rio Negro.

Se as chuvas continuarem, cerca de 3,6 mil famílias devem ser prejudicadas pelo aumento do nível das águas do Rio Negro em pelo menos 11 bairros de Manaus. O prefeito do estado, Amazonino Mendes, assinou um decreto, no dia 27 de abril, que autoriza a Subsecretaria Municipal de Defesa Civil (Subdec) a desencadear o Plano Emergencial de Resposta aos Desastres.

O Plano Emergencial de Respostas aos Desastres estabelece ações como a construção de pontes de madeira, distribuição de medicamentos e cartilhas e o valor estimado de R$ 400 para auxiliar famílias prejudicadas pela enchente. O Rio Negro registra hoje 29,20 metros e está prestes a superar a maior marca registrada que foi 29,77 metros, em 2009.

Na Região Sul, a temperatura cai e o tempo fica parcialmente nublado com possibilidade de chuva no leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Paraná há previsão de geadas ao amanhecer para as regiões sudoeste, parte da região oeste, centro-sul, nos campos gerais e em Curitiba e região metropolitana. Na região entre Guarapuava, Palmas e General Carneiro, as geadas podem ser de intensidade moderada. Deve gear também, segundo previsão do Inmet, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

O centro da massa de ar frio que avança sobre o norte da Argentina e o sul do Paraguai fez a temperatura cair nos três estados da Região Sul. De acordo com o Inmet, a menor temperatura até agora foi 0 ºC, registrada em Urubici (SC). Em General Carneiro (PR), fez 2,7 ºC e em São José dos Ausentes (RS), 3,6 ºC.

O amanhecer de hoje é o mais frio do ano em várias cidades do Paraná. A temperatura no início da manhã estava abaixo de 10 ºC em boa parte dos municípios do estado. A massa de ar frio está consolidada sobre os estados do Sul do Brasil até amanhã (1º), Dia do Trabalho.
 

Mais Sobre Meio Ambiente

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, participaram no auditório da Federação durante dois dias, da 4° etapa da implantação do programa

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

O Brasil tem 790 barragens de rejeitos de minérios, e mais de 300 delas não foram classificadas em relação ao seu risco de rompimento e ao potencial d

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Os R$ 4 milhões também servirão para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Gerenciamento de Resíduos SólidosMais uma vitória im

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Ontem (31/01), a Fundação SOS Mata Atlântica deu início à Expedição Paraopeba, que irá percorrer 356 km deste rio, de Brumadinho à Hidroelétrica Retir