Sexta-feira, 30 de maio de 2008 - 08h50
Pela 4ª vez este ano, a queda brusca de temperatura no sul da Amazônia brasileira
Daniel Panobianco A previsão arriscada da semana passada se concretizou. Diversos foram os centros de pesquisa que ficaram na calada, inclusive os locais, e só anunciaram o evento de friagem em Rondônia, Mato Grosso, Acre e sudoeste do Amazonas nas últimas 24 horas. A única instituição de pesquisas que desde a quinta-feira passada previa uma significativa queda de temperatura em grande parte da América do Sul foi o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Cachoeira Paulista-SP. Os profissionais do Grupo de Previsão de Tempo (GPT) do CPTEC/INPE jogaram todas as cartas na mesa e arriscaram em uma previsão muito difícil, devido a grande divergência dos modelos no quesito temperatura e incursão polar sobre latitudes menores.
Mais uma vez, a equipe do GPT do CPTEC/INPE merece os parabéns, pois colocaram na mídia, dados e fatos de suma relevância a vida das pessoas, principalmente à população da Região Norte que sente de imediato os efeitos de uma friagem, ainda mais como esta, muito significativa, pois desde o inicio do mês de maio não chovia na região, especialmente no interior de Rondônia.
A queda de temperatura não pegou ninguém de surpresa, como alguns veículos de comunicação locais relatam no dia de hoje. Desde o dia 22 de maio, os meteorologistas do CPTEC/INPE vinham alertando para a chegada da mais forte onda de frio do ano até o momento.
Em Vilhena, cidade da Região Norte onde faz mais frio, a temperatura que às 23 horas de ontem era de 21°C caiu para 16°C pouco depois das 6 horas de hoje. Os ventos que mudaram para o quadrante sul entraram com moderada intensidade e a chuva constante aumentou a sensação de frio no sul da Amazônia.
Outras cidades registraram e ainda registram chuva hoje. Em Ji-Paraná, a chuva mais uniforme começou nas primeiras horas do dia, quando a temperatura ainda era de 23°C. Duas horas depois, os termômetros já indicavam 19°C, com pancadas fortes e baixa visibilidade horizontal.
No vizinho Estado de Mato Grosso já fez muito frio hoje. Em Vila Bela da Santíssima Trindade, extremo oeste do Estado, a estação automática do INMET registrou mínima de apenas 10,4°C. Em Pontes e Lacerda, também em uma estação automática do INMET, fez 12,6°C e em Comodoro, 11,5°C.
Na Amazônia boliviana, o frio foi o mais intenso do ano até o momento. Em Viru-Viru, distrito de Santa Cruz de La Sierra, a mínima chegou a marcar apenas 07°C.
Previsão
Segundo previsões do INMET e CPTEC/INPE, as próximas madrugadas serão ainda mais geladas em Rondônia. Como ainda há nuvens e chuva, a queda de temperatura não é tão acentuada. As nuvens funcionam como um cobertor térmico que impede a perca de calor na alta atmosfera.
Os modelos projetam mínimas para este sábado de 17°C em Porto Velho, 15°C em Ariquemes e Guajará-Mirim, 14°C em Jaru, 13°C em Ji-Paraná e Cacoal e 10°C em Vilhena.
Na madrugada de domingo para segunda-feira ainda deve fazer frio no Estado, mas durante o dia, as máximas sobem um pouco.
Dados: CPTEC/INPE INMET
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30
Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)