Segunda-feira, 4 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

CHUVA EM PORTO VELHO CONTRIBUI PARA QUEDA DA TEMPERATURA



Pela 4ª vez este ano, a queda brusca de temperatura no sul da Amazônia brasileira

Daniel Panobianco – A previsão arriscada da semana passada se concretizou. Diversos foram os centros de pesquisa que ficaram na calada, inclusive os locais, e só anunciaram o evento de friagem em Rondônia, Mato Grosso, Acre e sudoeste do Amazonas nas últimas 24 horas. A única instituição de pesquisas que desde a quinta-feira passada previa uma significativa queda de temperatura em grande parte da América do Sul foi o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Cachoeira Paulista-SP. Os profissionais do Grupo de Previsão de Tempo (GPT) do CPTEC/INPE jogaram todas as cartas na mesa e arriscaram em uma previsão muito difícil, devido a grande divergência dos modelos no quesito temperatura e incursão polar sobre latitudes menores.

Mais uma vez, a equipe do GPT do CPTEC/INPE merece os parabéns, pois colocaram na mídia, dados e fatos de suma relevância a vida das pessoas, principalmente à população da Região Norte que sente de imediato os efeitos de uma friagem, ainda mais como esta, muito significativa, pois desde o inicio do mês de maio não chovia na região, especialmente no interior de Rondônia.

A queda de temperatura não pegou ninguém de surpresa, como alguns veículos de comunicação locais relatam no dia de hoje. Desde o dia 22 de maio, os meteorologistas do CPTEC/INPE vinham alertando para a chegada da mais forte onda de frio do ano até o momento.

Em Vilhena, cidade da Região Norte onde faz mais frio, a temperatura que às 23 horas de ontem era de 21°C caiu para 16°C pouco depois das 6 horas de hoje. Os ventos que mudaram para o quadrante sul entraram com moderada intensidade e a chuva constante aumentou a sensação de frio no sul da Amazônia.

Outras cidades registraram e ainda registram chuva hoje. Em Ji-Paraná, a chuva mais uniforme começou nas primeiras horas do dia, quando a temperatura ainda era de 23°C. Duas horas depois, os termômetros já indicavam 19°C, com pancadas fortes e baixa visibilidade horizontal.

No vizinho Estado de Mato Grosso já fez muito frio hoje. Em Vila Bela da Santíssima Trindade, extremo oeste do Estado, a estação automática do INMET registrou mínima de apenas 10,4°C. Em Pontes e Lacerda, também em uma estação automática do INMET, fez 12,6°C e em Comodoro, 11,5°C.

Na Amazônia boliviana, o frio foi o mais intenso do ano até o momento. Em Viru-Viru, distrito de Santa Cruz de La Sierra, a mínima chegou a marcar apenas 07°C.

Previsão
Segundo previsões do INMET e CPTEC/INPE, as próximas madrugadas serão ainda mais geladas em Rondônia. Como ainda há nuvens e chuva, a queda de temperatura não é tão acentuada. As nuvens funcionam como um cobertor térmico que impede a perca de calor na alta atmosfera.

Os modelos projetam mínimas para este sábado de 17°C em Porto Velho, 15°C em Ariquemes e Guajará-Mirim, 14°C em Jaru, 13°C em Ji-Paraná e Cacoal e 10°C em Vilhena.

Na madrugada de domingo para segunda-feira ainda deve fazer frio no Estado, mas durante o dia, as máximas sobem um pouco.

Dados: CPTEC/INPE – INMET
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 4 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Climático reforça medidas emergenciais e preventivas para o período de estiagem em Rondônia

Comitê Climático reforça medidas emergenciais e preventivas para o período de estiagem em Rondônia

Com a intensificação da estiagem e os desafios trazidos pela crise hídrica em diversas regiões do estado, o Comitê Permanente de Gestão para Adaptaç

MPF cobra na Justiça que Hidrelétrica de Jirau respeite cota de inundação e compense danos ao Parna Mapinguari, em Rondônia

MPF cobra na Justiça que Hidrelétrica de Jirau respeite cota de inundação e compense danos ao Parna Mapinguari, em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma ação civil pública na Justiça pedindo a condenação da Usina Hidrelétrica de Jirau por ter degradado

FIERO recebe Denis Minev para diálogo sobre oportunidades para o setor privado na COP30

FIERO recebe Denis Minev para diálogo sobre oportunidades para o setor privado na COP30

Nesta segunda-feira, 28, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) recebeu Denis Minev, diretor-presidente da Bemol e enviado especia

Governador Marcos Rocha fortalece educação ambiental como estratégia no combate às queimadas em Rondônia

Governador Marcos Rocha fortalece educação ambiental como estratégia no combate às queimadas em Rondônia

Com a chegada da estiagem e o aumento do risco de queimadas, o governo de Rondônia, sob liderança do governador Marcos Rocha, intensificou as ações

Gente de Opinião Segunda-feira, 4 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)