Sexta-feira, 2 de abril de 2010 - 07h03
Daniel Panobianco - Choveu como nunca em Porto Velho, Rondônia durante todo o mês de março. Dos 31 dias do mês, apenas 4 não registraram precipitação. A estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada à Zona Sul da capital acumulou em março, 514,4 milímetros de chuva, sendo este, o maior volume registrado em um mês de março desde que a estação entrou em funcionamento em 2007.
Comparando com dados de outra estação meteorológica, a convencional operada pela REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica), localizada no aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira, que está em funcionamento desde 1982, nunca choveu tanto em um mês de março como neste de 2010.
No interior, a estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas), em Ji-Paraná acumulou em março, 360 mm, com destaque para a expressiva precipitação de 191 mm registrada em 24 horas no dia 14.
Em Vilhena, março terminou com chuva acima da média. Outra estação automática do INMET acumulou 387,8 mm, com maior precipitação em 24 horas registrada no dia 15, com 128,8 mm. Já em Cacoal, uma outra automática do INMET acumulou em março 341,6 mm.
O contrário foi observado em Ariquemes, onde uma estação automática, também do INMET, registrou apenas 76,8 mm. Ressalta-se que a estação de Ariquemes vem apresentando problemas horrendos de coleta de dados há mais de 5 meses, o que já é de total conhecimento do INMET, mas até o momento, nada foi feito para ajustar a mesma; Portanto, os dados da estação de Ariquemes podem estar incorretos, com um volume de chuva bem acima do registrado em períodos com falha na coleta de informações.
Dados: INMET - REDEMET - ANA
(Fonte: De olho no tempo)
Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis
Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as
Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)