Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Chuva bate recorde em março em Porto Velho (RO)



Daniel Panobianco - Choveu como nunca em Porto Velho, Rondônia durante todo o mês de março. Dos 31 dias do mês, apenas 4 não registraram precipitação. A estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada à Zona Sul da capital acumulou em março, 514,4 milímetros de chuva, sendo este, o maior volume registrado em um mês de março desde que a estação entrou em funcionamento em 2007. 

Comparando com dados de outra estação meteorológica, a convencional operada pela REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica), localizada no aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira, que está em funcionamento desde 1982, nunca choveu tanto em um mês de março como neste de 2010. 

No interior, a estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas), em Ji-Paraná acumulou em março, 360 mm, com destaque para a expressiva precipitação de 191 mm registrada em 24 horas no dia 14. 

Em Vilhena, março terminou com chuva acima da média. Outra estação automática do INMET acumulou 387,8 mm, com maior precipitação em 24 horas registrada no dia 15, com 128,8 mm. Já em Cacoal, uma outra automática do INMET acumulou em março 341,6 mm. 

O contrário foi observado em Ariquemes, onde uma estação automática, também do INMET, registrou apenas 76,8 mm. Ressalta-se que a estação de Ariquemes vem apresentando problemas horrendos de coleta de dados há mais de 5 meses, o que já é de total conhecimento do INMET, mas até o momento, nada foi feito para ajustar a mesma; Portanto, os dados da estação de Ariquemes podem estar incorretos, com um volume de chuva bem acima do registrado em períodos com falha na coleta de informações.

Dados: INMET - REDEMET - ANA
(Fonte: De olho no tempo)

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat