Terça-feira, 12 de maio de 2009 - 13h49
Amanda Mota
Agência Brasil
Manaus - Aproximadamente 300 mil estudantes do Amazonas estão com as aulas suspensas por causa das enchentes. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc/AM), o ano letivo está comprometido em vários municípios e a decisão de interromper as atividades escolares foi tomada visando a garantir a segurança dos alunos. Parte das escolas ficou submersa e vias que dão acesso às instituições de ensino foram completamente inundadas. Algumas unidades de ensino tiveram que ser cedidas às prefeituras para servir de abrigo à população.
Em algumas cidades, a suspensão das aulas teve início na segunda quinzena de abril. Por isso, o ano letivo de 2009 nas escolas dessas cidades poderá se estender até fevereiro do próximo ano.
Os municípios de Careiro da Várzea, Itacoatiara, Canutama e Urucurituba estão entre os mais afetados pela suspensão parcial ou total das aulas. Hoje (12) Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, também teve que interromper as aulas por causa das alagações. Depois de Manaus, a cidade detém a maior rede de escolas e o maior número de estudantes (18.080) do sistema público de ensino do Amazonas. Em Anamã e Barreirinha, quase 7 mil alunos ficaram prejudicados e toda a rede de escolar está paralisada nos dois municípios.
Até junho, período de inverno amazônico, a chuva deve fazer parte da rotina das cidades da região. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta terça-feira é de tempo nublado a encoberto com chuva para os estados do Amazonas, Pará, de Rondônia, além do sul de Roraima e oeste do Tocantins. Nas demais áreas, devem ocorrer nebulosidade variável com pancadas de chuvas isoladas.
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental
Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho
Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)