Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Centro de Estudos Rioterra Discute Ações com Lideranças Suruí


Centro de Estudos Rioterra Discute Ações com Lideranças Suruí - Gente de Opinião
As lideranças do Povo Suruí/Paiter Almir Narayamoga Suruí, Coordenador da Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, José Itabira Suruí, vereador eleito do município de Rondolândia/MT e Celso Natin Suruí, Secretário do Fórum Paiter iniciaram no dia 18 de fevereiro de 2009, na sede do Centro de Estudos Rioterra, uma série de discussões o para desenvolvimento de atividades voltadas a valorização cultural indígena e projetos de geração de renda alternativa para a etnia.

Os Suruí de Rondônia se autodenominam Paiter, que significa em nossa língua “gente de verdade”. Habitam a Terra Indígena Sete de Setembro, localizada no município de Cacoal, em Rondônia. Uma região com elevados índices de degradação ambiental e problemas sociais, como falta de regularização fundiária e extração ilegal de recursos naturais em áreas protegidas.

A Rioterra já desenvolveu parceria com os Suruí, através de projeto de documentação de terras indígenas, que deu origem, ao documentário “Mapimaí, A Festa da Criação do Mundo Segundo o Povo Paiter”. O documentário recebeu o prêmio do Ministério da Cultura “Povos Indígenas Ângelo Cretã”, em 2006.

Dentre as discussões e ações inicialmente previstas, está o registro da história dos Paiter. Os trabalhos deverão iniciar em março deste ano.

Fonte: Rioterra

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)