Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Campanha Guardiões da Amazônia é lançada em Brasília



Daniela Mendes

Com o tema "Desmatamento ilegal é crime, e você pode estar sendo cúmplice mesmo sem querer", o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente lançaram, na noite desta quinta-feira (26), a campanha Guardiões da Amazônia.

Com o foco na conscientização ambiental da população, a campanha conclama a sociedade a ser parceira dos governos no combate ao desmatamento consumindo produtos de forma consciente.

O evento reuniu estudantes, ambientalistas, parlamentares, academicos, além de diversas autoridades em um lotado auditório do Museu Nacional Conjunto Cultural da República. Entre eles, o ministro Carlos Minc, o presidente do Ibama Roberto Messias, o presidente da Funai, Márcio Meira, a atriz Lucélia Santos.

Segundo Minc, a participação da população na fiscalização será fundamental para o sucesso da iniciativa que será divulgada em todo país por meio de vídeos e cartazes. "Nós queremos envolver toda a sociedade. A fiscalização não cabe só ao governo, mas, também, ao governo", defendeu Minc.

Para ele, "mais eficiente que um policial tomando conta de um desmatador são as empresas tomando conta de sua cadeia produtiva e o consumidor, na hora de comprar, ajudar a defender a Amazônia brasileira consumindo madeira certificada".

Após o lançamento da Campanha o público assistiu aos shows dos artistas: Arnaldo Antunes, Saulo Laranjeira e do grupo Sons do Cerrado.

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)