Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Campanha de Setembro Cinza movimenta ações de conscientização de prevenção às queimadas


Campanha de Setembro Cinza movimenta ações de conscientização de prevenção às queimadas - Gente de Opinião

Em alusão ao Setembro Cinza, instituído como o mês de prevenção às queimadas e incêndios florestais, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) realizou a abertura das atividades voltadas para a prevenção e orientação, na manhã desta segunda-feira (12), no Auditório Rosilda Shockness, em Porto Velho.

O Setembro Cinza é uma campanha voltada para a prevenção e orientação ao período de queimadas. Durante o mês, diversas ações serão realizadas como, palestras, seminários, campanhas educativas e outras atividades ligadas ao tema, a fim de conscientizar a população sobre como proceder em caso de incêndio e como evitá-los.  As queimadas costumam se agravar nesta época do ano, quando o tempo fica mais seco e, consequentemente, tornam-se mais fácil a propagação de focos de incêndios.

As ações desse mês serão desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM); e o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA).

Durante o evento, o secretário do desenvolvimento Ambiental, Marco Antonio Lagos, falou da importância da campanha e como a Sedam está empenhada no combate às queimadas, fortalecendo as ações educativas e preventivas. “O nosso objetivo, com essa campanha, é alertar a população sobre os riscos que as queimadas causam não apenas ao meio ambiente, mas também à saúde pública. Nós atuamos no combate frontal as queimadas com as ações educativas, promovidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental. E vamos fortalecer neste mês as ações alusivas à população em geral”, reforçou.

TRABALHO EM CONJUNTO

O tenente coronel BM Jaime Fernandes da Silva, do Corpo de Bombeiros, falou sobre a importância do trabalho em conjunto no combate à prevenção às queimadas, através das orientações à população. “Estamos trabalhando continuamente no combate às queimadas através da nossa Operação Verde Rondônia – OVR, que tem o objetivo de reduzir as ocorrências de degradação ambiental através ações integradas, porque nós agimos com prevenção e isso tem reflexo direto no atendimento de ocorrências de incêndio” explicou.

“Nós estamos realizando a fiscalização, e prevenção para orientar a população sobre os problemas que as queimadas podem causar para o meio ambiente e, consequentemente, a saúde. Durante este período, é de grande importância o trabalho em conjunto entre os órgão municipais e estadual, para ampliarmos as informações a respeito da gravidade da queima registrada no município, seja através de palestra, blitz educativa e pit stop informativo, estamos trabalhando no combate às queimadas", completou o tenente coronel Jaime.

O lançamento da ação contou com a presença do secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos; o secretário adjunto, Demagli Farias; o coordenador de defesa civil do Corpo de Bombeiros Militar, tenente coronel BM Jaime Fernandes da Silva; o representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Velho, Diego Pereira dos Santos - diretor de fiscalização e monitoramento ambiental; a Coordenadora de Educação Ambiental da Sedam; Deigna Oliviak; a Assessora Especial de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria geral do Estado, Larissa Ananda Paiva Maciel; e servidores da Sedam.

 AÇÕES PROGRAMADAS

Para promover as atividades, a Sedam estará realizando uma semana alusiva ao Setembro Cinza, com ações educativas, orientativas e preventivas. O cronograma de atividades, do dia 12 a 16, contempla palestras em comunidades rurais. Já nos dias 13 a 15, instituições de ensino recebem palestras educativas sobre as queimadas, descarte correto de resíduos sólidos; blitz educativas nos bairros de Porto Velho com a distribuição de mudas, para reflorestamento e panfletagem com entrega de materiais orientativos a não queimadas. No dia 13 também haverá um pit stop educativo na comunidade de Samuel. Durante o mês a coordenadoria de Educação ambiental e os escritórios regionais da Sedam realizaram atividades em alusão a esta data.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)