Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Café tem dias de campo especiais no fim de semana


 
Com integral apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), acontecem nesta sexta e sábado (9 e 10/05) dois importantes eventos relacionados à cafeicultura em Rondônia. Em Alto Paraíso, será realizado um Dia Especial, com a participação de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater/RO), e, no sábado, em Ouro Preto do Oeste, no campo experimental da Embrapa/RO, haverá a apresentação aos cafeicultores da região do trabalho de produção de mudas clonais de café.

“A cultura do café está retomando sua histórica importância no agronegócio rondoniense e, a partir de 2009, já poderemos avaliar a extensão dos ganhos que estão sendo preparados ao longo dos últimos anos para beneficiar os cafeicultores de nosso estado”, afirmou Evaldo de Lima, chefe de gabinete da Seapes. Com a experiência de quem trabalhou muitos anos como extensionista da própria Emater, Evaldo afirma: “Com a colheita desse ano, que deve chegar a mais de 160 000 toneladas, abre-se um novo ciclo de prosperidade para todos os que se dedicam a esta atividade”.

Segundo Milton Messias, técnico da Seapes especializado no cultivo da rubiácea, o evento em Alto Paraíso irá acontecer na sede da Associação APRUCA, nas linhas LHC 100, LT 66 e GL 65, com palestras sobre poda, desbrota e produção, seguidas de almoço oferecido pela Emater a todos os participantes.

Em Ouro Preto do Oeste, o trabalho será dividido em três “estações”, quando os participantes deslocam-se até os cafezais para acompanharem in loco as explicações dos técnicos da Embrapa e da Seapes. O plantio de mudas clonais selecionadas destina-se a aumentar a produtividade da cultura, oferecendo matrizes de alto rendimento e com grande resistência a pragas e intempéries.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)