Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Brito quer diálogo com outros órgãos e Sedam mais interativa


 

Após tomar posse como o novo secretário do meio ambiente Cletho Muniz de Brito diz que a Sedam terá o mesmo propósito de trabalho, mas o diálogo prevalecerá. “A forma de trabalhar não muda, porém faremos algumas adequações, principalmente na questão institucional com os nossos parceiros, vamos dialogar com todos os órgãos ligados à área ambiental”.

A primeira medida de Cletho Brito é fazer um levantamento de todas as ações desenvolvidas na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e dar continuidade no que deu certo até agora. “Vamos procurar adequar a Secretaria para melhorias em prol do Estado e buscar alternativas para desenvolver uma política pública ambiental em Rondônia”, completou o titular da Sedam.

Brito pretende, também, na nova gestão, ter uma interatividade maior com todos os escritórios do interior, chamado por ele de Sedam itinerante. “A Secretaria não é apenas Porto Velho, abrange todos os municípios e distritos do Estado. Hoje temos 14 escritórios em pontos estratégicos de Rondônia e estas unidades serão vistas de perto e lembradas. Será uma verdadeira Sedam itinerante”, argumentou o novo secretário.

Cletho Muniz disse que tem proposta para atender o pequeno agricultor in loco e projeto para recuperar mata ciliares do Estado. “Pretendemos adquirir um micro ônibus para colocar dentro todas as ferramentas de trabalho da nossa sede, Porto Velho, e levar até o pequeno agricultor o licenciamento rural feito na hora. E estamos propondo também um projeto grande de recuperação de matas ciliares, plano que já estamos trabalhando”, avisa Brito. 

 Em sua administração, o ex – coordenador técnico, falou do desejo de fazer a Sedam ser respeitada no mundo. “A minha vontade é fazer com que esta Secretaria seja respeitada tanto em Rondônia, quanto no Brasil e no mundo”, expôs o secretário. Para ele o objetivo é fazer a diferença e lutar por um meio ambiente digno: “O Governador Ivo Cassol me confiou este cargo para fazer a diferença, para lutar com unhas e dentes por um meio ambiente responsável e digno para a nossa terra”. Brito finalizou dizendo que a Sedam é uma equipe e não apenas só o secretário, as decisões tomadas no órgão serão em conjunto e não unilateralmente.

Cletho Muniz de Brito, conhecido como Brito do Incra, tem 45 anos, casado e três filhas e uma neta. Brito nasceu em Nanuque em Minas Gerais e chegou a Rondônia na década de 80. Por muito tempo foi superintendente regional do Incra e em 2005 nomeado pelo Governador Ivo Cassol como Coordenador Técnico da Sedam. E na última quinta – feira, 04, tomou posse como secretário de desenvolvimento ambiental.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)