Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Após estiagem de 40 dias, chuva retorna ao oeste de Rondônia




Daniel Panobianco - Foram exatos 40 dias sem nenhuma gota d’água no oeste de Rondônia, regiões de Costa Marques e Guajará-Mirim. A forte massa de ar seco e quente que determinou dias com valores críticos de umidade relativa do ar e grande amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínimas e máximas) finalmente começa a perder força.

Entre o período da tarde e o final da noite desta quinta-feira (08), áreas convectivas de chuva foram registradas pelos satélites orbitais e confirmadas em solo por estações de coleta de dados e pela população em si em parte da fronteira com a Bolívia.

O período é de estiagem em Rondônia – que dura até setembro – e a falta de chuva aumenta o número de focos de queimadas nesta área da Amazônia.

Segundo dados do grupo de monitoramento de queimadas do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os satélites registraram em 24 horas, 42 focos de queimadas em solo rondoniense. O Estado que liderou o ranking diário foi Mato Grosso, com 341 focos; Em todo o Brasil foram computados 1284 focos de queimadas.

A boa noticia não só para Rondônia que ainda respira ares de estiagem é que o ar seco perde ainda mais força na próxima semana com a propagação de uma intensa onda frontal – segundo as últimas rodadas dos modelos numéricos – levando nuvens, chuva e, consequentemente, o aumento da umidade relativa do ar por alguns dias. A nova frente fria antecederá uma potente onda de frio prevista para atingir o sul da Amazônia a partir do dia 18 próximo.

Dados: CPTEC/INPE
(Fonte: De olho no tempo)

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)