Quarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Após 35 anos, onda de frio deve ultrapassar linha do Equador


Daniel Panobianco – A próxima semana será de mudanças bruscas nas condições atmosféricas em boa parte do Brasil. Uma intensa onda frontal – como há muito tempo não se verificava – deverá atingir com força toda a Região Sul e grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

O ar seco que determinou várias semanas de céu azul e baixos valores de umidade relativa do ar já perdeu força e agora, o impulso do ar polar, de origem continental ditará as condições do tempo nestas regiões na próxima semana.

O valor em pressão atmosférica da onda de frontal é muito expressivo e até a próxima quinta-feira (15) deverá atingir no centro da Argentina, 1042 hPa (hectopascais), que é a unidade de medida da pressão atmosférica.

O ar polar será mais intenso no Centro-Oeste e em parte da Amazônia do que no Sudeste do Brasil, justamente pela sua continentalidade. A previsão de temperaturas mínimas para parte de Mato Grosso e Rondônia é de apenas 5°C, algo não registrado há mais de 3 décadas.

Os modelos de previsão vão além do surreal. A potente onda de frio avançará Amazônia adentro atingindo também o Acre, Amazonas e até o sul de Roraima. A última onda de frio que ultrapassou a linha do Equador foi a de 19 de julho de 1975, onde dados sinóticos da época comprovaram tal intensidade do ar gelado.

Em áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, as temperaturas mínimas deverão oscilar entre 0°C e 4°C. Já no Sul como um todo, as mínimas serão negativas.

Como a frente fria vem acoplada a um ciclone extratropical no oceano, muito próximo ao continente é muito grande a probabilidade de ocorrência de neve acumulativa nas áreas serranas entre o norte gaúcho e o sul paranaense. Nas áreas de serra de Santa Catarina, os modelos globais projetam temperatura mínima de até -6°C e máxima de apenas 2°C. A sensação térmica, devido aos ventos fortes que soprarão do quadrante sudoeste poderá ultrapassar os -30°C.

Dados: Wyoming – Weather Underground
(Fonte: De olho no tempo)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)