Sábado, 10 de julho de 2010 - 20h12
Daniel Panobianco – A próxima semana será de mudanças bruscas nas condições atmosféricas em boa parte do Brasil. Uma intensa onda frontal – como há muito tempo não se verificava – deverá atingir com força toda a Região Sul e grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
O ar seco que determinou várias semanas de céu azul e baixos valores de umidade relativa do ar já perdeu força e agora, o impulso do ar polar, de origem continental ditará as condições do tempo nestas regiões na próxima semana.
O valor em pressão atmosférica da onda de frontal é muito expressivo e até a próxima quinta-feira (15) deverá atingir no centro da Argentina, 1042 hPa (hectopascais), que é a unidade de medida da pressão atmosférica.
O ar polar será mais intenso no Centro-Oeste e em parte da Amazônia do que no Sudeste do Brasil, justamente pela sua continentalidade. A previsão de temperaturas mínimas para parte de Mato Grosso e Rondônia é de apenas 5°C, algo não registrado há mais de 3 décadas.
Os modelos de previsão vão além do surreal. A potente onda de frio avançará Amazônia adentro atingindo também o Acre, Amazonas e até o sul de Roraima. A última onda de frio que ultrapassou a linha do Equador foi a de 19 de julho de 1975, onde dados sinóticos da época comprovaram tal intensidade do ar gelado.
Em áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, as temperaturas mínimas deverão oscilar entre 0°C e 4°C. Já no Sul como um todo, as mínimas serão negativas.
Como a frente fria vem acoplada a um ciclone extratropical no oceano, muito próximo ao continente é muito grande a probabilidade de ocorrência de neve acumulativa nas áreas serranas entre o norte gaúcho e o sul paranaense. Nas áreas de serra de Santa Catarina, os modelos globais projetam temperatura mínima de até -6°C e máxima de apenas 2°C. A sensação térmica, devido aos ventos fortes que soprarão do quadrante sudoeste poderá ultrapassar os -30°C.
Dados: Wyoming – Weather Underground
(Fonte: De olho no tempo)
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental
Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho
Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)