Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Afluentes do Rio Amazonas é destaque na ESA


Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – A imagem de destaque da Agência Espacial Europeia (cuja sigla em inglês é ESA) é o Rio Juruá, um dos maiores afluentes do Rio Amazonas. Na imagem postada em destaque na página da agência, o rio parece fazer vários caminhos pela Floresta Amazônica. As imagens foram capturadas em três etapas: 2 de janeiro, 1º de fevereiro e 3 de maGente de Opiniãorço de 2012.

De acordo com a ESA, as imagens foram capturadas pelo satélite Envisat. As imagens são individuais e cada uma tem uma cor distinta - vermelho, verde e azul. As imagens foram as últimas feitas pelo satélite que parou de funcionar no último dia 8. O satélite apresentou problemas técnicos e não envia mais imagens. Porém, a missão trabalha para restabeler o sistema.

O Rio Juruá é um dos maiores afluentes do Rio Amazonas, que flui lentamente entre a floresta, atravessando a Bacia Amazônica – que têm alguns dos maiores rios do mundo. O sensoriamento remoto, segundo especialistas, é uma das maneiras mais eficientes de estudar a região, inclusive para avaliar a extensão e os danos causados pelo desmatamento.

Os estados do Acre e Amazonas são banhados pelo Rio Juruá, que nasce no Peru. Em seguida, o rio atravessa o Acre e deságua no Rio Solimões. É utilizado como hidrovia por várias comunidades da região, que não dispõem de rodovias. Nas margens do Rio Juruá ficam as cidades de Eirunepé, no Amazonas, e Cruzeiro do Sul, no Acre, entre outros.

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat