Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Adhemar Palocci palestra em Porto Velho sobre Usina de Belo Monte


 
O VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade está prometendo se tornar o centro da discussão ambiental no país no mês de novembro.Os ilustres debatedores e palestristas, cada vez mais, aumentam a importância e a amplitude dos conteúdos dos eventos, que além de discutirem o que foi apresentado na COP 15, em Copenhague, estão preparando propostas que deverão estar na pauta da COP 16 em Cancum, no México e na Rio Mais 20, que será a primeira grande conferência no Rio, após a Eco 92.

O Diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobrás Eletronorte, Adhemar Palocci, confirmou sua presença no evento para o dia 22 de novembro, quando estará abordando o tema “Sustentabilidade na Usina Hidrelétrica de Belo Monte e Linha de Transmissão Porto Velho Araraquara”.

A palestra deve sucitar uma repercussão ampla, dada a polêmica que envolve a usina hidrelétrica de Belo Monte, pois, ao mesmo tempo que é criticada por ambientalistas, é encarada como projeto prioritário do Governo Lula para o setor energético.

Belo Monte será construída no Rio Xingu, no estado do Pará. Sua potência será de 11.233 MW, o que fará dela a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira.De acordo com o site governamental Agência Brasil, Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu. A previsão é que, quando concluída, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu.

Enquanto o governo afirma que a nova usina, cuja previsão para entrar em funcionamento é 2015, pode beneficiar 26 milhões de brasileiros. Os críticos, por sua vez, afirmam que o impacto ambiental e social da instalação de Belo Monte foi subestimado e apontam para uma suposta ineficiência da hidrelétrica. Além disso, Belo Monte deve gerar 18 mil empregos diretos e 23 mil indiretos e compõe, juntamente com as usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, um setor estratégico nos projetos de desenvolvimento do país.

Assim, a palestra do Diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobrás Eletronorte, Adhemar Palocci, não poderia ser mais atraente e chama a atenção pelo grau de conhecimento que demonstra o palestrante que já trabalhou no projeto da usina de Tucuruí e é um experts do setor energético brasileiro. Além disso, Adhemar é irmão do ex-ministro Antonio Palocci, que durante muito tempo foi o comandante da política econômica do governo Lula e agora está liderando a equipe de transição de Dilma Roussef, presidente eleita, o que demonstra que deverá ter influência no novo governo.

O VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade já é uma tradição, na capital de Rondônia, e , a cada ano, vem se fortalecendo, tornando-se referência no cenário ambiental do país e do mundo, uma vez que as propostas discutidas aqui em Porto Velho são encaminhadas aos fóruns de debate ambiental em todo o mundo. O grande visionário Hércules Góes, ainda em meados dos anos oitenta iniciou sua batalha fundando a revista ecoturismo que até os dias de hoje vem desenvolvendo seu trabalho em prol do ambientalismo, sempre antenado com os grandes temas.

As inscrições para o VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade podem ser feitas pela internet através do site WWW.revistaecoturismo.com.br ou pelo e-mail contato@revistaecoturismo.com.br são gratuitas e dão direito a participar de todos os debates e palestras, certificado e dois coffe breaks.

É um evento imperdível para estudantes, profissionais, empresários, ambientalistas e professores. Dias 22 e 23 de novembro no auditório da Uniron Shopping, no Porto Velho Shopping das 8H às 18H30.

Fonte: Alex Sakai

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat