Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

A Construção de grandes barragens é tema de Congresso


 
Roberta Lopes
Agência Brasil
  
 
Brasília - Especialistas estarão reunidos de hoje até a próxima sexta-feira (29), em Brasília, para discutir formas de construir barragens de maneira sustentável, no 23º Congresso Internacional sobre Grandes Barragens.

Estarão em debate a energia elétrica, o assoreamento em reservatórios, além de melhorias e segurança nas barragens. O congresso é organizado pela organização não-governamental internacional Comitê Internacional de Grandes Barragens (ICOLD), uma instituição, com comitês em vários países, que promove estudos sobre barragens de grande porte.

Edilberto Muerer, presidente do Comitê Brasileiro de Barragens – ligado à ONG – explicou que o objetivo do evento é promover a troca de experiências entre os vários especialistas da área.

“O que se espera obter desse evento é um grande intercâmbio tecnológico entre os técnicos de vários países aqui presentes, discutindo cada um dos temas e obtendo informações que serão passadas para outros técnicos”, disse.

O engenheiro da Agência Nacional de Águas (ANA) e membro do comitê brasileiro, Rogério Menescal, disse que hoje é possível construir grandes barragens sem agredir fortemente o meio ambiente e sem causar tantos problemas para as populações que vivem próximas ao local do empreendimento.

“É uma obra, é uma intervenção física. Há um impacto visível e isso não pode ser omitido, mas as ações mitigadoras compensam esse impacto e, em alguns casos, acabam revertendo os impactos negativos para um impacto positivo porque vai haver melhoria da qualidade de vida das populações”, afirmou Menescal.

De acordo com o engenheiro, entre os exemplos de ações mitigadoras, pode-se citar a destinação de parte do terreno próximo ao reservatório para a criação de uma reserva de área ambiental; a construção de escadas de peixes para que espécies migratórias subam o rio em determinada época do ano; além de medidas de apoio social às comunidades que vão continuar na região.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)