Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

5 motivos para aplicar a logística reversa hoje no meu negócio

Além de assumir a responsabilidade ambiental veja como pode agregar de forma econômica à empresa


5 motivos para aplicar a logística reversa hoje no meu negócio - Gente de Opinião

A Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece diversas ações que são voltadas para viabilizar o recolhimento de vários produtos e destinação adequada. Chamada de logística reversa, ela prevê responsabilidade compartilhada entre o fabricante, o comerciante, o poder público e o consumidor.  

Com a lei, passou a ser obrigatório a estruturação e implementação de sistemas de logística reversa pelos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

· agrotóxicos

· pilhas e baterias

· pneus

· óleo lubrificante

· lâmpadas fluorescentes

· eletroeletrônicos

E mesmo que a sua empresa não atue em um desses setores é importante considerar a logística reversa no seu negócio. 

Razões para adotar a logística reversa


Descubra os principais motivos para aplicar a logística reversa na sua empresa.

Atender à legislação

Se a sua empresa está em uma das áreas citadas acima, é obrigatório ter a logística reversa. Ao não aplicá-la, a empresa pode ter de pagar multas pesadas. 

Melhoria de processos

Ao ter a logística reversa no processo produtivo da empresa, é possível economizar nos processos produtivos, já que os resíduos retornam à cadeia como insumo para novos produtos. Dessa forma, há uma redução do consumo e nos cursos de matérias-primas. 

Outra forma de melhorar os processos e ainda reduzir os cursos é utilizando software de gestão de resíduos, como o da VG Resíduos, que tem um sistema integrado de gestão de resíduos para garantir a conformidade ambiental. 

Produtos mais limpos

Com as empresas adotando tecnologias mais limpas, fica mais fácil a reutilização e a reciclagem dos produtos, causando menos poluição ao meio ambiente. 

Melhora a imagem

Os consumidores estão cada vez mais interessados e preocupados com a preservação do meio ambiente e com isso estão buscando produtos e serviços que não agridam o meio. 

Ao adotar a logística reversa na empresa, você cria uma imagem positiva para a sociedade, o mercado e seus consumidores. 

Sustentabilidade

A logística reversa pode ser usada para que as empresas façam a destinação correta de produtos e possam enviá-los para a reciclagem. Com isso, elas contribuem para a redução de resíduos e diminuição da poluição. 

Por que adotar a logística reversa? 

Mesmo sendo uma prática obrigatória para algumas empresas, qualquer tipo de negócio pode aplicar a logística reversa, basta querer aprimorar alguns processos e resultados. 

Como vantagem para a empresa está a redução de custos com matéria-prima, além de mostrar para a sociedade que a empresa se preocupa com o meio ambiente. 

Dicas para aplicar a logística reversa

Se a sua empresa quer começar a implementar a logística reversa, confira quatro dicas que podem ajudar. 

1. Política de devoluções e trocas

Para funcionar, é preciso estabelecer uma política de devoluções e trocas. Isso ajuda os fornecedores, lojistas e clientes a entender como proceder na hora de trocar ou devolver os produtos, embalagens e resíduos. 

2. Protocolo de devoluções e trocas

Enquanto a política de devoluções informa aos parceiros e clientes sobre como fazer a devolução dos itens, o protocolo é voltado para os colaboradores. O ideal é que todas as equipes tenham acesso ao protocolo. 

3. Atendimento eficiente

Sempre vai ter um cliente que precise de ajuda para realizar os procedimentos corretamente. Por isso, tenha vários canais de atendimento ao consumidor e tenha uma equipe treinada para instruir da melhor maneira os clientes. 

4. Controle de estoque

É preciso ter um bom controle de estoque para os casos de troca. E com isso, também é preciso ter um bom controle financeiro, pois podem ter novos custos com frete de retorno e entrega. 

A implementação da logística reversa é muito mais do que somente cumprir a lei. Mas os benefícios dessa aplicação vão desde uma boa imagem da empresa até a redução de custos e maior lucro para a empresa.

Mais Sobre Meio Ambiente

Programa APP Viva inicia plantio de mudas às margens do Igarapé da Penal em Porto Velho

Programa APP Viva inicia plantio de mudas às margens do Igarapé da Penal em Porto Velho

Começou, na segunda-feira (26), a recuperação da mata ciliar da Área de Proteção Permanente (APP) do Igarapé da Penal, região localizada atrás do Port

Assembleia aprova Projeto que altera limites de reserva extrativista e cria parques de desenvolvimento sustentável

Assembleia aprova Projeto que altera limites de reserva extrativista e cria parques de desenvolvimento sustentável

A Assembleia Legislativa aprovou na noite dessa terça-feira, 20, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 080/2020 que altera os limites da Reserva Extra

Prefeitura oferece canais para denúncia de crimes ambientais em Porto Velho

Prefeitura oferece canais para denúncia de crimes ambientais em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho dispõe de canais diretos com a população para receber denúncias relacionadas a crimes ambientais ou outros atos que repr

Acima do normal, cheia do rio Madeira apresenta tendência de estabilização de níveis

Acima do normal, cheia do rio Madeira apresenta tendência de estabilização de níveis

Resultado de chuvas acima do esperado, o rio Madeira em Porto Velho atingiu nesta semana a faixa de zona de atenção para máximas, patamar em que, de