Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

1ª Maratona de Turismo de Rondônia


Com o slogan "Turismo, a hora é essa", a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes), vai realizar a Primeira Maratona de Turismo de Rondônia, de 23 a 30 deste mês. O evento vai ser realizado com a parceria da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo (ABBTUR-RO), da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), da Faculdade São Lucas e da Faculdade FIMCA.
 
A I Maratona de Turismo de Rondônia também comemora o Dia Mundial do Turismo, registrado no calendário dia 27 de setembro. Um dos objetivos da maratona é difundir o turismo regional através de informações e atividades que possibilitem a geração de alternativas e soluções para o fomento da atividade em Rondônia.
 
A abertura oficial do evento acontece no hoje (23), a partir das 8:30h na Casa de Cultura Ivan Marrocos, onde a imprensa vai conhecer detalhes da programação. Ainda hoje, 19 horas, o público participa da Primeira Mostra de Pratos Regionais, nos restaurantes credenciados para o evento. A mostra de pratos vai ser realizada todos os dias da semana da maratona, sempre às 19 horas nos restaurantes indicados pelos organizadores, que garantem uma variedade de pratos típicos com desconto nos preços.

No Domingo, 24, acontece o Torneio de Pesca na Hidrelétrica de Samuel.

Na segunda, 25, os acadêmicos do Curso de Turismo das faculdades São Lucas e Fimca realizam abordagens, pela manhã e tarde. À noite, a partir das 19h será realizada a palestra "Turismo Sustentável e Infância", no auditório SENAC.

Na terça feira, 26, as faculdades voltam a realizar atividades pelas ruas da capital, também pela manhã e tarde. Às 19h acontece uma palestra com o diretor nacional da ABAV, no auditório do Senac.

Na quarta-feira, 27, o dia internacional do Turismo, Porto Velho recebe o coordenador nacional da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, Arístides de La Plata, que fará uma palestra a partir das 14 horas no  Aquárius Selva Hotel. A noite, no auditório do Senac acontece a apresentação da proposta Convention Bureau à Comunidade em Geral de Porto Velho.

Na quinta feira, 28, a maratona recomeça com os pits tops dos acadêmicos de turismo pelas ruas da capital, pela manhã e tarde. À noite segue com palestras sobre turismo, na faculdade São Lucas, sob a coordenação de Orenir Braga, da Amazontur.

Na sexta feira, 29, os pits tops serão realizados pelas duas faculdades, somente pela manhã. Às 9h acontece na Fimca, a palestra da ABRASANEL. No último dia da maratona, os participantes encerram o evento com apresentações culturais, entrega de prêmios e certificação para os restaurantes que participaram da Primeira Mostra de Pratos Regionais da Culinária de Porto Velho.
 
A coordenação geral do projeto é do departamento de Turismo da secretaria municipal de Desenvolvimento socioeconômico. Segundo uma das organizadoras, Ubirailde Moreira Rios, "a maratona de turismo vai ser uma grande oportunidade que a população vai ter de conhecer, para aprender a valorizar as potencialidades turísticas da região".

Fonte: Ascom

Mais Sobre Meio Ambiente

Trashtag Challenge: Faculdade desafia alunos, egressos e colaboradores a transformarem a capital

Trashtag Challenge: Faculdade desafia alunos, egressos e colaboradores a transformarem a capital

A FARO aderiu ao Trashtag Challenge (Desafio do Lixo), instigando os acadêmicos a participarem de um ato em prol da conscientização e preservação ambi

MPF/RO recomenda que órgãos ambientais intensifiquem fiscalizações nas unidades de conservação

MPF/RO recomenda que órgãos ambientais intensifiquem fiscalizações nas unidades de conservação

O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia recomendou que Ibama, ICMBio e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam) intensifiquem ações de prot

Instituto Mamirauá comemora 20 anos de proteção à biodiversidade da Amazônia

Instituto Mamirauá comemora 20 anos de proteção à biodiversidade da Amazônia

A pesquisa científica como ferramenta na adoção de estratégias e políticas públicas que visam à conservação da biodiversidade da Amazônia e a melhoria

Jair Bolsonaro defende mineração na Amazônia e exploração da Renca

Jair Bolsonaro defende mineração na Amazônia e exploração da Renca

O presidente Jair Bolsonaro defendeu, nesta sexta-feira, 12, durante inauguração do novo aeroporto de Macapá, a exploração da Reserva Nacional de