Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Vídeo documentário sobre arte do grafite em Vilhena será lançado nesta sexta-feira

Documentário destaca a arte do grafite em Vilhena e será lançado para alunos da rede pública, com exibição acessível em Libras.


Vídeo documentário sobre arte do grafite em Vilhena será lançado nesta sexta-feira - Gente de Opinião

Nesta sexta-feira, 28 de março, será lançado em Vilhena (RO) o curta-metragem “Expressões Urbanas: O Grafite de Vilhena”. O vídeo documentário, produzido pela jornalista e produtora cultural Andréia Machado, traz uma imersão na arte urbana, destacando a beleza, a cultura e o impacto estético dos grafites que transformam a cidade em uma verdadeira galeria a céu aberto.

O curta-metragem documental, com duração de 5 minutos, explora a vibrante cena do grafite na cidade de Vilhena. A produção audiovisual conta com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para pessoas surdas, e classificação livre, permitindo que todos os públicos possam assistir.

Vídeo documentário sobre arte do grafite em Vilhena será lançado nesta sexta-feira - Gente de Opinião

Segundo Andréia Machado, o documentário mostra o talento dos artistas locais e a forma como suas obras dialogam com o espaço urbano, trazendo cores, identidade e expressões culturais para as ruas da cidade. Com cenas que exploram murais espalhados por diversos bairros, a produção busca valorizar a arte do grafite e evidenciar seu papel como manifestação artística e social.

A produção conta com roteiro e direção da jornalista Andréia Machado. Já Márcio Guilhermon foi responsável pela captação de som, enquanto Washington Kuipers atuou como cinegrafista, editor e diretor de fotografia.  Além das imagens marcantes das intervenções urbanas, o curta-metragem conta com depoimentos de grafiteiros e especialistas, que compartilham suas percepções sobre a importância da arte de rua na paisagem urbana de Vilhena. A produção também destaca o crescimento do grafite na cidade e seu reconhecimento como uma forma legítima de expressão cultural.

Vídeo documentário sobre arte do grafite em Vilhena será lançado nesta sexta-feira - Gente de Opinião

O vídeo documentário será lançado durante uma oficina de grafite ministrada pela equipe da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), realizada para alunos da Escola Pública Professor Luiz Carlos Paula Assis, localizada no Setor 6 de Vilhena. Após a exibição, haverá um bate-papo com a diretora Andréia Machado, o grafiteiro Alessandro Biff, reconhecido por seus trabalhos no município ao longo dos anos, e o sociólogo Márcio Guilhermon, proporcionando uma oportunidade para troca de experiências e reflexões sobre o tema.

Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) e apoiado pela Fundação Cultural de Vilhena (FCV), o projeto “Expressões Urbanas: O Grafite de Vilhena” reafirma a importância da valorização da arte urbana e do fomento à cultura local. A iniciativa traz visibilidade para artistas e suas criações, além de incentivar o diálogo sobre o papel do grafite na construção de uma cidade mais vibrante e inclusiva.

“Agradeço a todos que contribuíram para a realização desse lindo curta-metragem. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022)”, disse Andréia Machado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

A tradicional escola de samba de Porto Velho, Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão, celebra um marco importante em sua história nesta sexta-fe

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Uma obra que apresenta um painel da vida e da experiência humana, traduzidas em palavras poéticas, como espelho da existência e leitura sensível e c

Os Últimos lançam novo álbum e celebram 15 anos de carreira com “Corações Amazônicos”

Os Últimos lançam novo álbum e celebram 15 anos de carreira com “Corações Amazônicos”

A banda rondoniense Os Últimos lançou o álbum Corações Amazônicos, já disponível nas plataformas digitais. O disco é o quinto trabalho autoral do g

Axé Folia 2026: a Magia da Bahia Invade a Pinheiro Machado!

Axé Folia 2026: a Magia da Bahia Invade a Pinheiro Machado!

Prepare o seu abadá e o coração, porque o Axé Folia Mix 2026, o bloco mais TOP da cidade, está chegando para transformar a Avenida Pinheiro Machado

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)