Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 - 08h10

A escritora Helení Velasques visitou os alunos das duas
unidades do Colégio Classe A, em Porto Velho, para apresentar sua obra "Deliciosas
Frutas da Amazônia". A autora abordou temas essenciais, como a
preservação da Amazônia e a valorização cultural. Os alunos participaram de
atividades interativas, incluindo a apresentação de bonecos exclusivos dos
personagens do livro, exposições fotográficas e sessões de pintura das frutas,
proporcionando uma experiência educativa, divertida e lúdica.
Um dos destaques foi a apresentação do guaraná, fruto
amazônico, que os alunos puderam conhecer de perto, in natura, trazidos pela
autora. Helení destacou a importância do momento: "Ver a alegria das
crianças ao conhecerem as frutas da Amazônia e se conectarem com a
biodiversidade é muito gratificante".
Ela reforçou também sua gratidão ao Colégio Classe A pela receptividade maravilhosa que obteve e por todo apoio que recebeu da renomada escola. Essa iniciativa ressalta a importância de incentivar a literatura nas escolas e promover a leitura desde a infância. O livro "Deliciosas Frutas da Amazônia" desperta o interesse das crianças pela natureza e pela cultura local, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados com a preservação do meio ambiente e da nossa flora.

Recentemente a escritora lançou seu livro através da editora Becalete, intitulado "Deliciosas Frutas da Amazônia", nas dependências do Porto Velho Shopping durante o mês das crianças, em outubro, como também participou de uma roda de conversa na Escola Estadual Barão do Solimões sobre a importância da literatura e incentivou os alunos a se tornarem escritores desde jovens. Na escola Centro Educacional Galileu, ela também foi recebida de portas abertas, onde apresentou o livro e realizou atividades lúdicas sobre as frutas da Amazônia, um momento inesquecível na vida das crianças.
A autora também contou com o incentivo e apoio da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, por meio de Izabel Cristina, Presidente Coordenadora da AJEB RO, e também da Biblioteca Municipal Francisco Meireles, onde foi muito bem recebida pelo diretor Carlos Augusto Silva e equipe.
Como membro associada, Helení destaca a importância da parceria ao afirmar: "A AJEB RO tem sido uma grande aliada ao meu trabalho literário, tenho recebido apoio para a divulgação da minha arte e tenho visto também as de outras escritoras de Rondônia, o que contribui significativamente para a valorização da nossa literatura".
Fonte: Izabel Cristina
Galeria de Imagens
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Das margens de Rondônia à França: Beira cruza fronteiras no Festival de Clermont-Ferrand
Beira, idealizado e produzido em Porto Velho, está entre os cinco curtas-metragens brasileiros selecionados em todo o país para integrar a programaç

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho
A tradicional escola de samba de Porto Velho, Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão, celebra um marco importante em sua história nesta sexta-fe

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo
Uma obra que apresenta um painel da vida e da experiência humana, traduzidas em palavras poéticas, como espelho da existência e leitura sensível e c

Os Últimos lançam novo álbum e celebram 15 anos de carreira com “Corações Amazônicos”
A banda rondoniense Os Últimos lançou o álbum Corações Amazônicos, já disponível nas plataformas digitais. O disco é o quinto trabalho autoral do g
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)