Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Terça de Carnaval terá espaço exclusivo para paredões em Porto Velho

Iniciativa regulamenta som automotivo e reforça regras sobre ruído durante o Carnaval 2026


Carnaparedão é organizado pela Prefeitura como forma de valorizar a cultura popular - Gente de Opinião
Carnaparedão é organizado pela Prefeitura como forma de valorizar a cultura popular

O Carnaval de Porto Velho contará, pela primeira vez, com um dia exclusivo destinado aos paredões de som dentro da programação oficial.

O “Carnaparedão” é organizado pela Prefeitura como forma de valorizar a cultura popular, ao mesmo tempo em que estabelece regras claras para garantir segurança, organização e respeito à legislação ambiental e urbana.

A proposta prevê a realização do evento na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito, até a curva no sentido Aeroporto, com início às 12h e encerramento previsto para as 22h.

A área é considerada Zona de Permissão, onde o uso de equipamentos sonoros é autorizado dentro de limites técnicos e horários específicos. Nesses locais, o som amplificado pode alcançar até 85 decibéis a uma distância de sete metros, conforme regulamentação municipal.

Léo Moraes destacou que a iniciativa representa avanço na organização do CarnavalLéo Moraes destacou que a iniciativa representa avanço na organização do Carnaval

A medida também busca esclarecer a diferença entre poluição sonora e perturbação do sossego. A poluição sonora é crime ambiental e ocorre quando os níveis de ruído ultrapassam limites técnicos definidos em norma, podendo causar danos à saúde e ao meio ambiente.

Já a perturbação do sossego refere-se ao incômodo causado por sons em áreas residenciais ou públicas, como som automotivo em vias e festas particulares.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), manifestações culturais podem ocorrer em áreas específicas, desde que atendam aos critérios estabelecidos. A regulamentação busca conciliar o direito à manifestação cultural com a qualidade de vida da população.

O prefeito Léo Moraes destacou que a iniciativa representa avanço na organização do Carnaval. “Estamos criando um espaço adequado e regulamentado para os paredões de som, valorizando essa expressão cultural com responsabilidade. O objetivo é garantir que todos aproveitem o Carnaval com segurança e respeito”.

O uso de som automotivo fora das zonas autorizadas continua sujeito a multa, apreensão de equipamentos e demais penalidades previstas em lei.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Organização da prefeitura, apoia desfile da Banda do Vai Quem Quer

Organização da prefeitura, apoia desfile da Banda do Vai Quem Quer

Tradição reuniu foliões, reforça campanhas sociais e mobiliza secretarias no centro da capitalHector Molino e Ariene Rodrigues se preparam a semana to

Banda do Vai Quem Quer esclarece motivos de ter mantido o trio elétrico parado durante o desfile

Banda do Vai Quem Quer esclarece motivos de ter mantido o trio elétrico parado durante o desfile

A diretoria da Banda do Vai Quem Quer vem a público, por meio desta nota, prestar esclarecimentos oficiais acerca da decisão de manter o trio elétri

Banda do Vai Quem Quer arrasta uma multidão de foliões

Banda do Vai Quem Quer arrasta uma multidão de foliões

Abrindo oficialmente o Carnaval 2026, neste sábado, 14 de fevereiro, A Banda do Vai Quem Que levou milhares de brincantes a Avenida Carlos Gomes. A

Chuva forte não impede de a Banda do Vai Quem Quer reunir mais de 200 mil foliões

Chuva forte não impede de a Banda do Vai Quem Quer reunir mais de 200 mil foliões

A Banda do Vai Quem Quer provou, mais uma vez, por que é considerada patrimônio cultural de Rondônia e o maior bloco de carnaval da região amazônica

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)