Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Sesc Rondônia abre inscrições para oficina de processos criativos em cinema

Atividade será realizada de maneira gratuita e online para participantes a partir dos 18 anos


Sesc Rondônia abre inscrições para oficina de processos criativos em cinema - Gente de Opinião

Estão abertas as inscrições para a Oficina “Ideias em cinema: explorando processos criativos e modos de fazer cinema”, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, das 18h30 às 20h30 (horário local), por meio da plataforma Google Meet. Ministrada pela doutora em Cinema e Audiovisual pela Sorbonne Nouvelle (Paris 3), Naara Fontinele, a ação formativa propõe uma introdução a diferentes formas de construções de linguagem e possibilidades da prática cinematográfica, com foco tanto nas experiências de cineastas no processo do fazer cinematográfico quanto a respeito do tratamento dado às imagens e sons nos filmes.

Os interessados em participar da oficina podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro por meio do formulário https://cutt.ly/fTpbU9c, sendo o único critério de seleção que os participantes tenham idade a partir de 18 anos.

A ação faz parte da programação da Mostra Sesc de Cinema, iniciativa que pretende contribuir para a difusão e fortalecimento da produção artística audiovisual estadual e, consequentemente nacional; promovendo discussão e intercâmbio entre realizadores, público, estudantes e críticos, por meio da realização de mostras das cinco regiões do País.

Para mais esclarecimentos, o telefone de contato é o da Coordenação de Cultura do Sesc Rondônia (69) 3229-6006 ramal 238/239. O link para acesso aos encontros será enviado por e-mail aos participantes selecionados. Ação será toda realizada de forma online e gratuita.

SOBRE A OFICINA

A oficina “Ideias em cinema: explorando processos criativos e modos de fazer cinema” tomará como terreno norteador as práticas e formas inscritas sob um regime documental, mas não só, afinal a história do cinema já demonstrou que a distinção/separação entre o documentário e a ficção é improdutiva. Os alunos se dedicarão ao visionamento de trechos de filmes de diferentes contextos e modos de realização, investigando práticas inventivas de cineastas variados, e fazendo leituras de imagens, estudos de montagem e de estratégias de narração com o intuito de exercitar a imaginação dos participantes para produções rondonienses.

Sesc Rondônia abre inscrições para oficina de processos criativos em cinema - Gente de Opinião

SOBRE A MINISTRANTE

Naara Fontinele é doutora em Cinema e Audiovisual pela Sorbonne Nouvelle (Paris 3) e em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (20214-2020); Mestra em “Pedagogia das imagens” (2012-2014) e em “Cinema, História Cultual e Antropologia” (2010-2012) pela Sorbone Nouvelle, com graduação em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Luka Ribeiro

A Festa Junina – Projeto audiobook apresenta antigo formato de contos infantis

A Festa Junina – Projeto audiobook apresenta antigo formato de contos infantis

Sonhos, fantasia e muitas aventuras são parte do enredo desenvolvido pelo projeto Audiobook Teatro Infantil, A Festa Junina. Neste novo projeto a Ca

Governador Marcos Rocha fala sobre suas Diretrizes para 2022 e das Ações contra Covid-19

Governador Marcos Rocha fala sobre suas Diretrizes para 2022 e das Ações contra Covid-19

O Governo do Estado de Rondônia, realiza coletiva de imprensa nesta terça-feira (18), para anunciar as Diretrizes de Governo para o ano de 2022 e Aç

Laís Fernandes interpreta Pitty neste sábado no Grego Original

Laís Fernandes interpreta Pitty neste sábado no Grego Original

Atendendo a pedidos, o tradicional Pub porto-velhense, apresenta neste sábado, dia 22, a partir das 21h, o especial Pitty, interpretado pela cantora L

Emdur leva alívio e segurança aos moradores do Loteamento Green Ville

Emdur leva alívio e segurança aos moradores do Loteamento Green Ville

A Empresa de Desenvolvimento Urbano – EMDUR, realizou a manutenção na iluminação pública do Loteamento Green Ville, no bairro Aponiã, durante dois d