Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Sesc Rondônia abre inscrições para oficina de processos criativos em cinema

Atividade será realizada de maneira gratuita e online para participantes a partir dos 18 anos


Sesc Rondônia abre inscrições para oficina de processos criativos em cinema - Gente de Opinião

Estão abertas as inscrições para a Oficina “Ideias em cinema: explorando processos criativos e modos de fazer cinema”, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, das 18h30 às 20h30 (horário local), por meio da plataforma Google Meet. Ministrada pela doutora em Cinema e Audiovisual pela Sorbonne Nouvelle (Paris 3), Naara Fontinele, a ação formativa propõe uma introdução a diferentes formas de construções de linguagem e possibilidades da prática cinematográfica, com foco tanto nas experiências de cineastas no processo do fazer cinematográfico quanto a respeito do tratamento dado às imagens e sons nos filmes.

Os interessados em participar da oficina podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro por meio do formulário https://cutt.ly/fTpbU9c, sendo o único critério de seleção que os participantes tenham idade a partir de 18 anos.

A ação faz parte da programação da Mostra Sesc de Cinema, iniciativa que pretende contribuir para a difusão e fortalecimento da produção artística audiovisual estadual e, consequentemente nacional; promovendo discussão e intercâmbio entre realizadores, público, estudantes e críticos, por meio da realização de mostras das cinco regiões do País.

Para mais esclarecimentos, o telefone de contato é o da Coordenação de Cultura do Sesc Rondônia (69) 3229-6006 ramal 238/239. O link para acesso aos encontros será enviado por e-mail aos participantes selecionados. Ação será toda realizada de forma online e gratuita.

SOBRE A OFICINA

A oficina “Ideias em cinema: explorando processos criativos e modos de fazer cinema” tomará como terreno norteador as práticas e formas inscritas sob um regime documental, mas não só, afinal a história do cinema já demonstrou que a distinção/separação entre o documentário e a ficção é improdutiva. Os alunos se dedicarão ao visionamento de trechos de filmes de diferentes contextos e modos de realização, investigando práticas inventivas de cineastas variados, e fazendo leituras de imagens, estudos de montagem e de estratégias de narração com o intuito de exercitar a imaginação dos participantes para produções rondonienses.

Sesc Rondônia abre inscrições para oficina de processos criativos em cinema - Gente de Opinião

SOBRE A MINISTRANTE

Naara Fontinele é doutora em Cinema e Audiovisual pela Sorbonne Nouvelle (Paris 3) e em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (20214-2020); Mestra em “Pedagogia das imagens” (2012-2014) e em “Cinema, História Cultual e Antropologia” (2010-2012) pela Sorbone Nouvelle, com graduação em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mega adesivaço da Banda do Vai Quem Quer acontece neste sábado na sede do bloco

Mega adesivaço da Banda do Vai Quem Quer acontece neste sábado na sede do bloco

No próximo sábado (17), a partir das 8h, acontece o mega adesivaço da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), na sede do bloco, localizada na Rua Joaquim Nab

Com indicadores chegando a quase 100% da média local e nacional, cearense Cheiro do Pão faz história na panificação artesanal

Com indicadores chegando a quase 100% da média local e nacional, cearense Cheiro do Pão faz história na panificação artesanal

Disciplina, técnica, produtos de qualidade e equipe alinhada são os principais ingredientes da receita de sucesso da cearense Cheiro do Pão, que nas

Dênis Negão, da banda Nitro, lança “O Sol”, single que marca o início de sua carreira solo

Dênis Negão, da banda Nitro, lança “O Sol”, single que marca o início de sua carreira solo

O cantor e compositor Dênis Negão apresenta nesta sexta-feira (16 de janeiro), em todos os aplicativos de música, o single “O Sol”, primeiro lançament

Banda do Vai Quem Quer abre oficialmente sua sede e inicia atividades do Carnaval 2026

Banda do Vai Quem Quer abre oficialmente sua sede e inicia atividades do Carnaval 2026

A direção da Banda preparou um delicioso coquetel para receber autoridades, patrocinadores, imprensa e amigos. Na ocasião, foi lançada a campanha “S

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)