Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Roteirista de Rondônia é premiada com a bolsa Ibermídia na Colômbia.


Ana Clara - Gente de Opinião
Ana Clara

Ana Clara Ribeiro, uma jovem cineasta e roteirista piauiense radicada em Rondônia desde 2020

é formada em Rádio e TV pela UFRJ, com Mestrado em Audiovisual pela Universidade de Lisboa e Maestría en Escritura Creativa (EICTV – Cuba), sendo uma das contempladas no EDITAL 01/SEJUCEL/SIEC LPG – AUDIOVISUAL – BOLSAS PARA ARTES EM VÍDEO com o curta-metragem "A Pele do Filme".

Concorrendo com 228 roteiristas iberoamericanos, na 12ª edição do Laboratório Internacional de Guión, LabGuion, da Corporação Cinefilia da Colômbia e do Programa Ibermedia, a rondoniana Ana Clara foi uma das 54 participantes selecionadas, recebendo a Bolsa Ibermedia com seu projeto cinematográfico "Interior".

Roteirista de Rondônia é premiada com a bolsa Ibermídia na Colômbia.  - Gente de Opinião

A grande notícia desta edição é que pela primeira vez houve uma grande maioria de mulheres roteiristas e diretoras na seleção, nada menos que 70%, o que confirma a incidência e a qualidade do cinema que o protagonismo feminino está criando na Iberoamérica, que inclui todos os países de língua espanhola na América do Norte, Central e do Sul, além do único país lusófono da região, o Brasil.

Além de cineasta e roteirista, Ana Clara também é pesquisadora da PAVIC (Pesquisadores de Audiovisual, Iconografia e Conteúdo) tendo uma trajetória significativa nos últimos 10 anos como pesquisadora de personagens, conteúdo e imagem em movimento em produtoras como Conspiração, Luz Mágica, Luba Filmes e Estúdio Volante.

Saiba mais sobre ela: https://pavic.com.br/pesquisadores/ana-clara-ribeiro/

Veja a lista completa de participantes do Labguion 2024: https://labguion.com/noticias/seleccionados-2024

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Das margens de Rondônia à França: Beira cruza fronteiras no Festival de Clermont-Ferrand

Das margens de Rondônia à França: Beira cruza fronteiras no Festival de Clermont-Ferrand

Beira, idealizado e produzido em Porto Velho, está entre os cinco curtas-metragens brasileiros selecionados em todo o país para integrar a programaç

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

A tradicional escola de samba de Porto Velho, Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão, celebra um marco importante em sua história nesta sexta-fe

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Uma obra que apresenta um painel da vida e da experiência humana, traduzidas em palavras poéticas, como espelho da existência e leitura sensível e c

Os Últimos lançam novo álbum e celebram 15 anos de carreira com “Corações Amazônicos”

Os Últimos lançam novo álbum e celebram 15 anos de carreira com “Corações Amazônicos”

A banda rondoniense Os Últimos lançou o álbum Corações Amazônicos, já disponível nas plataformas digitais. O disco é o quinto trabalho autoral do g

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)