Quinta-feira, 4 de abril de 2019 - 14h11
A população de Porto Velho pôde conferir a inauguração da nova fábrica da cervejaria artesanal Louvada. Em um evento descontraído realizado recentemente e com várias atrações, os participantes que lotaram as instalações da empresa tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os chopes produzidos na capital rondoniense. Tudo isso, com shows das bandas Rock Up e Dom Vinil, além de Food Park com Hamburgueria Bartô, Tomato, Senhor da Floresta Charcutaria, e Churrasco de Monte.
“Para nós é uma alegria estar em Rondônia, trazendo essa opção de chope artesanal feito com zelo e qualidade para todos. Estamos muito felizes com a adesão da população neste evento, realizado de maneira descontraída e para viabilizarmos o contato entre nossos clientes com a empresa. Queremos expandir a cultura cervejeira no estado e tornar a Louvada referência no mercado”, destacou o sócio diretor, Leonardo Czerwinski, que reside em Porto Velho.
O sócio diretor comercial, Ygor Quintella, agradeceu a participação da população, ressaltando que os membros da Louvada estão satisfeitos com essa primeira interação entre empresa e consumidores do estado. “Nós tínhamos certeza de que vir para Rondônia seria a decisão correta e ver todos aqui aproveitando nosso evento e degustando o nosso produto com feedback positivo é a melhor reposta que poderíamos ter. O mercado aqui possibilita a visão de um cenário econômico próspero em que a cerveja artesanal está crescendo”, disse.
Durante a inauguração, os participantes puderam degustar os quatro tipos de chopes que estão sendo produzidos pela Louvada em Porto Velho: Louvada Pilsen, Louvada Weiss, Louvada IPA e Louvada Hop Lager – eleito o melhor do Brasil pelo Festival Brasileiro de Blumenau (SC). Além disso, também foram degustados mais três estilos de chopes que vieram de Cuiabá (MT): Louvada Vienna, Louvada APA e Cachorro Ovelheiro.
Louvada
A Louvada nasceu há três anos em Cuiabá (MT), com a produção estimada de 14 mil litros e fechou o ano de 2018 com 130 mil litros. A cervejaria é propícia para regiões quentes assim como Rondônia, justamente por ter como uma de suas características o sabor refrescante.
A nova fábrica de Rondônia conta com a capacidade de produção de 27 mil litros por mês e 324 mil litros por ano. Para isso, foi necessário um investimento acima da casa dos R$ 2 milhões. A expectativa é de que sejam gerados logo no início em torno de 60 empregos diretos e indiretos.
Inauguração à imprensa e HappyLouvada
A inauguração da fábrica aconteceu na semana passada, dividida em dois dias. O primeiro foi um evento destinado apenas para os profissionais da imprensa com o intuito de prestigiá-los e apresentar o empreendimento aos profissionais da comunicação. “Quando fiquei sabendo que a Louvada veio para Porto Velho já de cara vi que seria excelente para todo o estado. Além de ser um novo empreendimento para Rondônia, eu já conhecia a cerveja e sabia que se trata de uma bebida de grande qualidade. E foi isso que podemos comprovar aqui hoje”, falou a jornalista Karla Cabral.
No segundo dia, a inauguração foi realizada no formato de uma festa já característica da cervejaria: o HappyLouvada. O evento, que também será feito em todas as segundas quintas-feiras do mês, é aberto ao público com várias atrações. A intenção é tornar possível a aproximação entre consumidor e fabricante, característica das fábricas de cervejas artesanais.
O médico veterinário Juliano Ponce, que é de Cuiabá (MT) e estava em Porto Velho a trabalho, destacou a qualidade da cerveja Louvada. “Estou aqui a serviço e quando fiquei sabendo da inauguração por meio do pessoal da empresa já vim logo aproveitar o evento e degustar o chope, que já conheço a qualidade pois sou consumidor lá no Mato Grosso. Posso dizer que todos os tipos de cerveja e chope da Louvada são de muita qualidade e tenho certeza de que a população de Rondônia vai adorar. Sem dúvida alguma, eu recomendo! Podem confiar!”, brincou [risos].
Outros eventos
A Louvada também pretende realizar vários eventos durante o ano como Festival de Churrasco, Saint Patricks, October Fest, entre outros. “Nosso objetivo também é fazer com que a fábrica da Louvada seja mais uma atração turística de Porto Velho, assim como já acontece em outras cidades. Ou seja, as pessoas que quiserem visitar a fábrica e fazer degustação poderão comparecer aqui”, informou Leonardo.
Diferença da cerveja artesanal para a industrial
Leonardo explica que a diferença está no processo de produção. Conta que a cerveja tem um tempo de maturação que gira em torno de 20 a 40 dias, o que é respeitado na produção da cerveja artesanal, sendo mais que o triplo das cervejarias comerciais. Os ingredientes utilizados também são os mais caros e selecionados (malte importado).
Funcionamento em horário comercial
A Louvada irá funcionar de segunda a quinta-feira, em horário comercial; na sexta, de 8h às 12h e de 14h às 20h; e aos sábados, até às 13h. A cervejaria funcionará com um espaço feito especificamente para atender clientes e consumidores, que poderão provar os melhores chopes artesanais, além de comprar suvenir da empresa e camisetas. O pessoal também poderá adquirir os Growlers, que são vasilhames de porcelana, utilizados para encher com chope, levar para a casa e tomar no conforto do lar.
Distribuição de garrafas
A Louvada de Porto Velho também continuará com o serviço de distribuição de cervejas de garrafas fabricadas em Cuiabá, que já é feito em Rondônia, e ainda irá oferecer o aluguel de barris de chopes (delivery) de 20, 30 e 50 litros para serem consumidos em casa, ou festas de instituições e empresas.
Galeria de Imagens
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.Carta Aberta à imprensa e à sociedade - Rosângela Aparecida da Silva
Com gratidão no coração e a serenidade de quem cumpriu o seu papel, dever de transparência e respeito com a imprensa, com as instituições e, sobretu
Osvaldo, dono da primeira saltenharia de Porto Velho, completa 96 anos
Um dos personagens mais importantes da culinária tradicional da capital de Rondônia completa hoje 96 anos de idade. Trata-se de Osvaldo Cardoso Fer
Celebrando laços familiares, conexão com a natureza e espírito aventureiro, a Autovema Motors Mitsubishi apresenta sua nova campanha para o mês dos
2ª Mostra Cultural da Banda é neste sábado e domingo na praça Aluísio Ferreira
Começa neste sábado, 26 de julho, com realização também no domingo (27 de Julho), a partir das 18h na praça Aluísio Ferreira a 2ª Mostra Cultural da