Sábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Pacientes rondonienses que estão enfrentando o câncer receberão de presente o livro “O que o câncer fez comigo”, nesta segunda-feira (26)


Pacientes rondonienses que estão enfrentando o câncer receberão de presente o livro “O que o câncer fez comigo”, nesta segunda-feira (26) - Gente de Opinião

Com foco na prevenção e acolhimento, uma ação humanizada ocorrerá na Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON), em Porto Velho, nesta segunda-feira (26). Pacientes que estão em tratamento contra o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), serão presenteados com um livro, “O que o câncer fez comigo”, da jornalista Lu Braga. A doação leva o nome do desembargador "Walter Waltenberg Junior", ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (in memória).

No livro, é possível encontrar inúmeros personagens rondonienses, entre eles, a empresária Paula Nogueira e a jornalista Daniela Roman Ross. As duas passaram pelo câncer e hoje, curadas, tornaram-se inspiração para outros pacientes. A autora também fala da Central de Transplantes, Hemocentro, Tribunal de Justiça, entre outros.

Os livros foram doados por outros rondonienses e serão entregues dentro do Projeto "Levando Leitura Na Oncologia".

Essa será a primeira fase das doações. No próximo mês, PVH receberá mais doações do livro, com o propósito de alcançar o maior número de pacientes que estão fazendo quimioterapia, radioterapia ou até mesmo o que aguardam por uma consulta. A ação busca trazer para discussões sobre assuntos como prevenção e diagnóstico precoce do câncer, humanização no decorrer do tratamento e leveza durante o processo paliativo.

A jornalista Lu Braga recebeu o primeiro diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço há sete anos e travou por duas vezes a luta contra a doença e pelo restabelecimento de sua saúde. Conhecida pelo seu engajamento em causas sociais no Brasil e no exterior, a jornalista está fazendo uma grande ação de responsabilidade social pelo Brasil, distribuído gratuitamente exemplares do seu livro para outros pacientes oncológicos.

 Lu Braga e Almir Suruí - Gente de Opinião
Lu Braga e Almir Suruí

Os indígenas de Rondônia foram contemplados com a doação no ano passado.

Segundo Almir Suruí, líder indígena rondoniense, as aldeias estão

repletas de pessoas com câncer. "Precisamos de ajuda. Precisamos de prevenção e cuidados", ressaltou Suruí.

O Hospital do Câncer de Uberlândia em Minas Gerais, foi o primeiro

hospital do estado a ser contemplado pela iniciativa. Os livros foram

doados para mães que estão em tratamento na unidade hospitalar.

Uberlândia foi escolhida por cruzar a sua história com Rondônia.

Em 2012, trabalhando no estado, a jornalista Lu Braga foi uma das

responsáveis em localizar a doadora de medula óssea do advogado mineiro, Gabriel Massote. A chance era uma em 100 mil.

“Eu estou muito feliz em saber que pacientes oncológicos que se tratam em Rondônia irão receber o nosso livro. Precisamos tocar no assunto nos 365 dias do ano. Eu acredito na força da comunicação na luta contra o câncer. A ideia é você ter contato com o livro e se perguntar se os exames estão em dia. Os pacientes que tiverem acesso ao material, acredito que serão multiplicadores de informação. A doação "Walter Waltenberg Junior" irá impactar muitas vidas. Assim, como a história desse desembargador, que por muitas vezes, nos provou quão importante é acreditar que existe muita vida depois do câncer”, ressalta a autora.

Pacientes rondonienses que estão enfrentando o câncer receberão de presente o livro “O que o câncer fez comigo”, nesta segunda-feira (26) - Gente de Opinião

Quem é Lu Braga

Jornalista paulista, voluntária há mais de 20 anos em trabalhos voltados para pacientes com câncer. É paciente oncológica há sete anos, mãe.

Trabalhou em diversos veículos de comunicação no Brasil e no exterior.

Mantém vivência no Oriente Médio, Europa e em Rondônia, onde trabalhou por 10 anos, no TJRO e Governo. Ela é muito atuante em causas humanitárias.

A ação de leitura ao pacientes oncológicos conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia. Escola da Magistratura de Rondônia, Associação de Jornalistas e Escritoras de Rondônia e Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Autovema Motors Mitsubishi lança campanha “O Melhor Destino é o que Construímos Juntos” em homenagem ao Dia dos Pais

Autovema Motors Mitsubishi lança campanha “O Melhor Destino é o que Construímos Juntos” em homenagem ao Dia dos Pais

Celebrando laços familiares, conexão com a natureza e espírito aventureiro, a Autovema Motors Mitsubishi apresenta sua nova campanha para o mês dos

2ª Mostra Cultural da Banda é neste sábado e domingo na praça Aluísio Ferreira

2ª Mostra Cultural da Banda é neste sábado e domingo na praça Aluísio Ferreira

Começa neste sábado, 26 de julho, com realização também no domingo (27 de Julho), a partir das 18h na praça Aluísio Ferreira a 2ª Mostra Cultural da

Rádio Parecis FM lança nova marca em seu aniversário de 50 anos

Rádio Parecis FM lança nova marca em seu aniversário de 50 anos

Com meio século de história, a Parecis FM — primeira rádio FM de Rondônia — celebra seus 50 anos em 2025 com o lançamento de uma nova identidade vis

Nataly Moraes reinventa o estilo cronista

Nataly Moraes reinventa o estilo cronista

A multiartista Nataly Moraes lançou esta semana o livro “Além do que se vê”, também em versão e-book. E entra na lista dos cem e-books mais lidos da

Gente de Opinião Sábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)