Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Movimento da Juventude Indígena de Rondônia inaugura nova sede em Porto Velho


Movimento da Juventude Indígena de Rondônia inaugura nova sede em Porto Velho - Gente de Opinião

Nesta sexta-feira (25), acontecerá a inauguração da nova sede do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia. A cerimônia de inauguração terá início às 18:30h com batalha de rap, seguida de apresentação de break, pocket shows, apresentações culturais e exposição de artesanatos indígenas. O evento é aberto ao público em geral. A reforma do local, bem como sua manutenção, é apoiada pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS)  e pela Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. 

O espaço foi pensado para atender à realização de eventos, encontros, ações e reuniões promovidas pelo movimento. O local possui ainda uma biblioteca com um acervo de aproximadamente 2.000 livros relacionados a povos indígenas, meio ambiente e sociedade; um estúdio para gravações audiovisuais, que está em fase de finalização; e bancadas de trabalho para os jovens comunicadores indígenas. Além disso, a sede também conta com um amplo dormitório, com banheiros e cozinha, que serão disponibilizados para os indígenas que estiverem passando pela cidade.

“A necessidade deste espaço surgiu das demandas, a juventude tem muitos eventos, muitas oficinas. Então pensamos em um local para a realização dessas ações. Mas não só isso, também é um local de união, de apoio à luta da juventude, e de acolhimento não só dos jovens, mas de toda a comunidade indígena que precisar do espaço, estamos de portas abertas”, diz Walelasoekigh Suruí, uma das coordenadoras do movimento.

O Movimento da Juventude Indígena de Rondônia (JIR) luta pela implementação de políticas públicas que garantam a defesa dos direitos humanos e da natureza. Fundado em 2020, ele é dirigido por jovens indígenas que atuam de modo independente e transversal, articulando as demandas da juventude de diferentes povos de Rondônia. A JIR conta, entre seus associados, com representantes de 12 dos 29 povos contatados do Estado, uma diversidade que traz abrangência e pluralidade às suas ações e permite que cada povo contribua com suas experiências e suas reflexões. A coordenadora geral do movimento é a ativista Txai Suruí, única indígena a discursar na abertura de uma conferência do clima, a COP26.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confraternização dos Jornalistas de Rondônia arrecada 1,5 tonelada de alimentos

Confraternização dos Jornalistas de Rondônia arrecada 1,5 tonelada de alimentos

Em sua 13ª edição, a Confraternização dos Jornalistas de Rondônia, que aconteceu no último no último sábado (6), foi mais um evento de sucesso promo

Prefeitura de Porto Velho inicia 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo

Prefeitura de Porto Velho inicia 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo

Com foco no desenvolvimento sustentável da cidade, a Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta quarta-feira (10), a 2ª Conferência Municipal de Acompanh

Autovema Fiat Promove Feirão "Xeque-mate" com Condições Imbatíveis

Autovema Fiat Promove Feirão "Xeque-mate" com Condições Imbatíveis

Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, a Autovema Fiat confirma a realização do Feirão Xeque-mate, uma iniciativa para encerrar o ano com as melhores con

CNC tem duas iniciativas premiadas pelo “Oscar brasileiro dos eventos”

CNC tem duas iniciativas premiadas pelo “Oscar brasileiro dos eventos”

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é vencedora em duas categorias do Prêmio Caio 2025, uma das premiações mais im

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)