Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Medida que extingue registro profissional de jornalistas será tema de debate na Câmara Municipal de Porto Velho


Medida que extingue registro profissional de jornalistas será tema de debate na Câmara Municipal de Porto Velho - Gente de Opinião

Os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a obrigatoriedade do registro profissional para jornalistas e publicitários, será tema de debate na próxima terça (3), às 19h30, na Câmara de Vereadores de Porto Velho. Trata-se de um ato em defesa do registro profissional com objetivo de discutir os efeitos da MP no jornalismo brasileiro, movimentado pela classe de profissionais de imprensa do Estado de Rondônia. O evento é aberto a toda a sociedade.


O advogado Manoel Veríssimo é um dos convidados. Ele explicará todos os pontos que prejudicam a classe jornalística na Medida e estará à disposição para sanar as dúvidas dos profissionais após o evento. 


A presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia, Sarah Duque Estrada, também estará presente para falar sobre deliberações da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e explanar a atual situação por que passa a categoria, inclusive as tratativas com órgãos reguladores como o Ministério Público do Trabalho (MPT).


O evento tem apoio da vereadora Cristiane Lopes (PP), que se se colocou à disposição para auxiliar o movimento em favor do registro profissional. 


Realização


O evento é promovido pela “Comissão pelo Registro Profissional”, formada por jornalistas e publicitários rondonienses, que se uniram em defesa do registro profissional para evitar a extinção do registro profissional, bem como a precarização do exercício da profissão.


A MP 905/2019 ainda será encaminhada para votação na Câmara Federal. O ato prevê a extinção de exigência do registro profissional de outras 13 categorias, entre elas sociólogos, radialistas e publicitários. 


O quê: Ato em Defesa do Jornalismo: Jornalista de verdade tem registro

Tema: "Os efeitos da MP905/2019 no jornalismo brasileiro"

Quando: 03/12

Horário: 19h30

Local: Câmara de Vereadores – Porto Velho

Convidado: Manoel Veríssimo – Advogado

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento do videoclipe do Cantor Valdir Oliveira, de Rondônia

Lançamento do videoclipe do Cantor Valdir Oliveira, de Rondônia

Itapuã tem encontro marcado neste domingo, 16 de novembro, para celebrar música, memória e comunidade com o lançamento do videoclipe “O Barulho e a

Festa dos Jornalistas de RO vai sortear quase R$ 20 mil em prêmios e terá várias atrações musicais

Festa dos Jornalistas de RO vai sortear quase R$ 20 mil em prêmios e terá várias atrações musicais

A 13ª edição da Festa dos Jornalistas de Rondônia, marcada para 6 de dezembro de 2025, promete uma programação animada com diversas atrações musicai

13ª Festa dos Jornalistas de Rondônia vai doar alimentos arrecadados entre a categoria ao NACC

13ª Festa dos Jornalistas de Rondônia vai doar alimentos arrecadados entre a categoria ao NACC

Mantendo o caráter solidário, a Festa de Confraternização dos Jornalistas de Rondônia, organizada pelo grupo União dos Jornalistas anuncia que este

Banda Monolito celebra dois anos do álbum Voice Of Rage com show gratuito em teatro de Ariquemes

Banda Monolito celebra dois anos do álbum Voice Of Rage com show gratuito em teatro de Ariquemes

No próximo sábado (01), a banda Monolito celebrará dois anos de lançamento do álbum Voice Of Rage no Teatro Belas Artes em Ariquemes. O show gratui

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)