Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Lançamento oficial: obra Litera-rios será lançada hoje pelo SESC RO


Lançamento  oficial: obra Litera-rios será lançada hoje pelo SESC RO - Gente de Opinião

A escritora Elysmeire Pessoa, convida para o Lançamento oficial da sua obra: Litera-rios, hoje no SESC RO, situado na Av Presidente Dutra, 2765, Centro, às 19:00h em nossa capital.

Sobre a obra Litera-rios

 Litera-rios - O fluir e influir dos rios na literatura: um estudo sobre 'Amazonas, pátria das águas' de Thiago de Mello

"Litera-rios - O fluir e influir dos rios na literatura” é uma obra que nos inspira a navegar pelas águas literárias, em especial da literatura amazônica. Águas que em sua ação dialética de cheia e seca, vida e morte, permeiam os espaços de todos os seres que vivem nessa região, se manifestando também, na escrita literária. Nessa dinâmica, as correntezas que movimentam o barco e o impulsionam para seu destino, podem ser percebidas na força e fluência da construção textual da obra e também de sua fundamentação teórica, evidenciando que mesmo em meio aos banzeiros de um contexto de colonização vivenciados na Amazônia, a literatura dessa região busca a resistência, a subversão das forças opressoras, fortalecendo as vozes e os valores culturais dessa região. É rio que se faz literatura e a literatura que se faz rio, no movimento “litera-rios” como é destacado pela autora. O livro deriva da dissertação “Amazonas, pátria da água: Um mergulho poético-imagético na escrita e na memória amazônida de Thiago de Mello”, premiada em 2023, com o prêmio UNIR de melhor dissertação e tese, promovido pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), escrita sob a orientação da professora doutora Mara Genecy Centeno Nogueira.

Elysmeire Pessoa - Gente de Opinião
Elysmeire Pessoa

A escrita de Elysmeire Pessôa, portovelhense do rio Madeira e neta de ribeirinhos, é um convite para conhecermos as águas amazônicas que nos conduzem na forma de litera-rios, manifestando a essencialidade da cultura e identidade amazônica.

Sobre a AJEB RONDÔNIA

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil /Coordenadoria Rondônia, foi criada há 2 anos e atualmente  foi destaque  com lançamentos das obras  das escritoras  em Trinidad/ Beni - Bolívia, Bienal Internacional de São  Paulo,   em  Santa Maria de Castellabate  e Portoguaro na Itália   e estamos   abrindo  caminhos  para que as Escritoras  Rondonienses  sejam destaque pelo mundo, citou Izabel Cristina Presidente Coordenadora da AJEB RONDÔNIA.  E também agradece, todo o apoio da AJEB NACIONAL através da Renata Dal-bo Presidente  e das demais Presidentes Coordenadoras do Brasil e  associadas.

A AJEB RONDÔNIA tem um papel de destaque  no território nacional, pois 2024 ficará marcado  em nossas memórias  pelo projeção  nacional e internacional  de participarmos com a maior delegação entre os estados do Brasil com 25 escritoras da AJEB-RO  e uma correspondente  internacional  e associada  Vanessa Noronha Tölle , Presidente da VEREI  PAPAGAIO   e do Festival Cultural do Brasil em Viena, e da Erika Mertens Nuñez Vela, escritora Boliviana Membro Honorária  da AJEB RONDÔNIA  por ser patrocinadora  da Exposição Amazônia em Cores,  da Escritora  e Artista Plástica  Maria Regina Crema,  membro  associada da AJEB-RO.

[14/11, 08:08] Izabel Cristina: Para Escritora Elysmeire Pessoa, só quero agradecer pelo ano de 2024, por tantas conexões, conquistas e encontros. E em especial a parceria do Sistema Fecomércio/ SESC RO pelo apoio a Escrita Feminina como também, da Universidade Federal de Rondônia e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil Coordenadoria Rondônia AJEB-RO.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Das margens de Rondônia à França: Beira cruza fronteiras no Festival de Clermont-Ferrand

Das margens de Rondônia à França: Beira cruza fronteiras no Festival de Clermont-Ferrand

Beira, idealizado e produzido em Porto Velho, está entre os cinco curtas-metragens brasileiros selecionados em todo o país para integrar a programaç

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

A tradicional escola de samba de Porto Velho, Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão, celebra um marco importante em sua história nesta sexta-fe

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Uma obra que apresenta um painel da vida e da experiência humana, traduzidas em palavras poéticas, como espelho da existência e leitura sensível e c

Os Últimos lançam novo álbum e celebram 15 anos de carreira com “Corações Amazônicos”

Os Últimos lançam novo álbum e celebram 15 anos de carreira com “Corações Amazônicos”

A banda rondoniense Os Últimos lançou o álbum Corações Amazônicos, já disponível nas plataformas digitais. O disco é o quinto trabalho autoral do g

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)