Sábado, 27 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Festa de aniversário de Carauari


Festa de aniversário de Carauari - Gente de Opinião

Esta semana se festeja mais um aniversário do município de Carauari. Aniversário este, criado no achismo ou na incoerência, pois nessa data foi criado o município de Xibauá, que teve vida curta, apenas dois anos de existência.

          Num mergulho da busca da verdade, investiguei por 25 anos, e esta se encontra   inclusa no livro Geografia Histórica de Carauary do Yuruá: 130 anos de mudança socioeconômica, territorial e ambiental, publicada pela editora CRV, de Curitiba, em outubro de 2024.

          Não por acaso o título é sugestivo, pois quando da criação de um município no rio Juruá, com sede em São Felippe, em que a Lei nº 76, de 8 de setembro de 1894 não o denominou.

          No ano seguinte, a Lei nº 114, de 17 de abril de 1895, transferiu para o lugar Carauary a sede do município criado no Juruá pela Lei nº 76 de 8 de setembro de 1894, lei essa sancionada pelo Governador Eduardo Gonçalves Ribeiro, por sinal o primeiro governador negro na história do Amazonas.

          No dia 18 de agosto de 1895, foi instalado o Município de Carauary, ocasião em que foi nomeado o Primeiro Superintendente (cargo atual prefeito), Coronel Hermelindo Contreiras de Oliveira e os cinco Intendentes (atual cargo de vereadores): Euclides Machado, Antônio Pedro Sevalho, Victor de Moura Negrão, Carolino Antonio Dutra e José Fernandes de Oliveira, com sua respectiva Ata de Instalação  e ainda lavrada  a Primeira Ata da Sessão da Intendência, bem como a Primeiro Decreto Lei da Intendência  A comprovação desse fato histórico, está nos arquivos do Governo do Estado, conforme Diário Official do Estado Federado do Amazonas nº 524, ANNO III, Pagina 421, Manáos- Domingo, 15 de Setembro de 1895, Sessão Governo do Estado e Conforme Diário Official do Estado Federado do Amazonas nº 532, ANNO III, Pagina 4278 -  Manáos-Quinta-feira, 26 de Setembro de 1895.

          Continuando a sua consolidação como município autônomo, foi criado a Comarca de Carauary, ou seja, foi elevado à Categoria de Comarca do Município de Carauary, isto é,  a consolidação do Poder Judiciário, se deu por meio da Lei nº 133 de 5 de Outubro de 1895 , incluídos  Canutama e Maués, conforme Diário Official do Estado Federado do Amazonas nº544, ANNO III, Pagina 4373 -  Manáos-Quinta-feira, 10 de outubro de 1895.

          Já a instalação da Comarca aconteceu no dia 1º de janeiro de 1896, conforme Diário Official do Estado Federado do Amazonas nº 624, ANNO IV, Pagina 5029 Manáos-Quinta-feira, 23 de Janeiro de 1896, que teve como Primeiro Juiz da Comarca de Carauary o bacharel Jorge Augusto Studart, descendente de Barão de Studart.

          Como se pode observar e comprovar, Carauari existe há 130 anos, se respeitado o dia de sua instalação, ou seja, o dia 18 de agosto de 1895 e 131 anos, se considerada data de sua considerada criação, no dia 8 de setembro de 1894. 

Mais um imbróglio surge nesse enredo Carauary versus São Felippe, oriundo do  Decreto Nº 125, de 11 de agosto de 1896, que  transfere a sede do município de Carauary para São Felipe, conforme Diário Oficial nº 779, ANNO IV, página 7181, Manaós, Quarta-feira, 12 de agosto de 1896, assinado pelo governador do Estado do Amazonas, Fileto Pires Ferreira, que governou de 23/07/1896 a 04/04/1898.

A redação acima descrita, não deixa dúvidas, pois foi transferida a sede do município, consolidado sua criação  e instalação -  Carauary.  

          O município de Xibauá foi criado pela Lei nº 683 de 27 de setembro de 1911, sancionada pelo governador Antonio Clemente Ribeiro Bitencourt, segundo o Jornal “Correio do Norte”, nº 837, de 8 de novembro de 1911, que cita a criação do Município de Xibauá, inclusive a Portaria criando o Município de Xibauá e nomeando os Representantes deste: Sr. coronel Anastácio Cavalcanti, como Superintendente e para os cargos de Intendentes os Srs. Romualdo de Danos Segadilha, Antônio do Areal Souto, João Mendonça, Theodolpho Garibaldi e José  Amaral; suplentes de intendentes os Srs. Manoel Rocha, José Alves Ferreira, Luiz Marques, Alexandrino Torres e Aggéas da Silveira.

          Convém lembrar que a Lei nº 713, de 25 de abril de 1913 (até hoje não encontrada), objeto de referência no memorial na Praça em Homenagem aos Seringueiros denominada Praça José Paulino Gomes -  em homenagem a um coronel, proprietário do Seringal Vista Alegre – que o professor Octaviano Mello afirma ter sido Superintendente de Carauari, foi data comemorativa do aniversário de Carauari até o ano de 1973.

          A partir da administração do Prefeito Evandro Abess Farah (1973-1977) foi criado a Bandeira do Município, com alusão a 27 de setembro de 1911, data da criação do Município de Xibauá.

          Ora, depois de 25 anos de pesquisa, constatei fatos nunca relatados na história de Carauari, como a Criação e Instalação do Município , bem como a Criação e Instalação da Comarca, condição para se tornar um município autônomo, bem como a referida lei da criação do município de Xibauá.

          Diante do exposto, não há sobra de dúvidas que a Lei nº 683 de 27 de setembro de 1911 criou o Município de Xibauá - que durou apenas dois anos - e não o município de Carauari, sendo este instalado no ano de 1895, conforme leis acima mencionadas.

          Finalizou com os seguintes pensamentos:  da Historiadora Emília Viotti da Costa (1928-2017)   “Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”; e do Historiador Boris Fausto (1930-2023) “O cidadão que só conhece o presente e a sua vida vivida, que não conhece da onde socialmente e coletivamente ele veio, não é um cidadão por inteiro. É um cidadão pela metade”.

          Resta a Câmara Municipal de Carauari, com o bom senso e a busca da verdade, fazer reparar essa história arbitrária sobre a data comemorativa ao município de Carauari, para que essa e novas gerações conheçam a verdadeira história do município e possa reproduzi-la.

          Porto Velho, 22 de setembro de 2025. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empresa Vitória chega aos 69 anos com quase três milhões de passageiros transportados por mês

Empresa Vitória chega aos 69 anos com quase três milhões de passageiros transportados por mês

Entre os anos de 1956 e 2025, o transporte público em Caucaia e Região Metropolitana de Fortaleza cresceu e se modernizou. Ao olhar no retrovisor, a

NBS TELECOM DE CARA NOVA – Novas instalações ofertam mais conforto, modernidade e estrutura para atender parceiros e clientes em Porto Velho

NBS TELECOM DE CARA NOVA – Novas instalações ofertam mais conforto, modernidade e estrutura para atender parceiros e clientes em Porto Velho

A NBS Telecom, operadora referência em conectividade e soluções tecnológicas no Norte do Brasil, tem o prazer de anunciar que sua filial de Porto Ve

O Mistério da Água

O Mistério da Água

A concepção dos quatro elementos da Natureza — Terra, Água, Ar e Fogo — remonta à alquimia e às tradições místicas ancestrais. Cada elemento reflete

Banda Forró Madeira lança videoclipe homenageando Porto Velho no dia do seu aniversário

Banda Forró Madeira lança videoclipe homenageando Porto Velho no dia do seu aniversário

No dia 02 de outubro, data em que se comemora o aniversário de Porto Velho, a Banda Forró Madeira tem o prazer de anunciar o lançamento do seu mais

Gente de Opinião Sábado, 27 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)