Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Em reunião convocada por Adelino Follador, Secretário de Educação afirma que professores receberão piso salarial retroativo

Suamy Vivecananda informou ainda que Seduc pretende ampliar serviço de segurança nas escolas


Em reunião convocada por Adelino Follador, Secretário de Educação afirma que professores receberão piso salarial retroativo - Gente de Opinião

Atendendo a convocação do deputado Adelino Follador (DEM), o secretário da Educação (Seduc), Suamy Vivecananda, disse no Plenário da Assembleia Legislativa, terça-feira (29), que o Governo está implantando neste mês de agosto o piso salarial (R$ 2.886,24 do Ministério da Educação) dos professores da rede estadual, e que vai pagar retroativamente a diferença salarial imposta pela implantação do piso.

Segundo o deputado, esta foi a principal decisão da reunião com o secretário, visto que o tema piso salarial se arrastava desde janeiro a depender de uma decisão governamental. Para Follador, é fundamental que a tabela de salário estadual seja reajustada ao valor do piso federal, para que os professores tenham segurança quanto à sua remuneração, definida em bases legais, e por consequência sirva de estímulo às atividades do ensino e cheguem ao estudante como melhoria no aprendizado.

Adelino Follador disse também que Vivecananda assegurou que está nos planos da Seduc a ampliação do serviço de segurança nas escolas, começando pelas que apresentam os maiores índices de insegurança – violência, furtos e assaltos. Atualmente apenas 40 escolas da rede estadual dispõem do serviço de segurança, e é este número nos níveis da segurança que a Seduc prometeu ampliar, estendendo esta ação para outras escolas.

Relator do projeto que instituiu o Programa Ir e Vir, que atualmente está presente em 42 municípios, o deputado disse que este foi outro assunto tratado como secretário, que disse estar aberto à adesão pelo restante dos municípios (faltam 10) que ainda não formalizaram interesse em participar do programa que garante recursos aos municípios para transportar os estudantes.

O deputado destacou que há muito ainda que fazer para melhorar as condições do ensino no Estado em função da pandemia do novo coronavírus. O secretário não deu ou previu uma data para o retorno presencial das aulas no Estado, o que só será possível, segundo suas explicações, após o pico das ocorrências dos casos de Covid-19, com a consequente queda dos índices de contaminação pela doença no Estado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda Nitro lança o single “Seu Amanhã” pela Marã Música

Banda Nitro lança o single “Seu Amanhã” pela Marã Música

A banda Nitro lança nesta sexta-feira (12 de junho) o single “Seu Amanhã”, disponível em todos os aplicativos de música pela Marã Música. A faixa cheg

Vencedores do IDEATHON Sistema OCB/RO participam do Web Summit Rio 2026 e levam a inovação cooperativista de Rondônia ao cenário internacional

Vencedores do IDEATHON Sistema OCB/RO participam do Web Summit Rio 2026 e levam a inovação cooperativista de Rondônia ao cenário internacional

A inovação desenvolvida pelo cooperativismo rondoniense está ganhando espaço em um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do mundo. Os

Empreendedorismo inspira jornalistas e estudantes de Rondônia no Prêmio Sebrae de Jornalismo

Empreendedorismo inspira jornalistas e estudantes de Rondônia no Prêmio Sebrae de Jornalismo

O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) concluiu com sucesso a etapa de inscrições da sua 13ª edição. Em Rondônia, foram registrados 40 trabalhos nas ca

Seleção Brasileira recebe música em homenagem à busca pelo hexa

Seleção Brasileira recebe música em homenagem à busca pelo hexa

Na preparação para a Copa do Mundo FIFA 2026, que se inicia no próximo 11 de junho, a seleção brasileira contará com um incentivo externo inusitado.

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)