Domingo, 10 de março de 2024 - 14h22

Teve início nesta sexta-feira,
08, o projeto “O Teatro Vai à Escola”, desenvolvido pela Cia de Artes Evolução.
A primeira instituição de ensino a receber a Companhia, foi a Escola Estadual
de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, situada no bairro Jardim Eldorado, zona
sul da capital.
O projeto que acontece dede o
ano de 2009, percorre escolas públicas e particulares, com apresentações
teatrais. Neste ano de 2024, cinco espetáculos fazem parte do projeto: As
Aventuras de Vô Capistan, Festa dos Meus Sonhos, Cantigadeira, Quem Queima Se
Queima e É Crime Não Saber Ler. São espetáculos para crianças e adultos.
Nesta
sexta-feira, a Cia Evolução iniciou a temporada 2024, com As Aventuras de Vô Capistana.
No auditório da EEEF Maria de Nazaré, foram realizadas tres sessões do
espetáculo, às 8h45, 10h e às 15h.
A peça idealizada e criada por Eules Lycaon, foi apresentada para professores e alunos do 5º ao 9º, contemplando estudantes dos turnos matutino e vespertino.
As alunos se divertiram com as histórias contadas pelo personagem Vô Capistana. A aluna Isabele Pereira, do 6º Ano, afirma ter gostado do espetáculo. “Eu gostei muito do espetáculo, achei muito engraçado, divertido e aprendi algumas histórias que não conhecia, como por exemplo a lenda do pirarucu. Eu tabmem aprendi bastando sobre a história do seringueiro”.
A próxima escola será a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Guadalupe, que já se prepara para receber a Cia Evolução, no próximo dia 26.
Sinópse do espetáculo
As Aventuras de Vô Capistana é um espetáculo no formato de contação de história que aborda a realidade, mitos e lendas da Amazônia, por meio da narrativa de um personagem típico de Rondônia, o qual conhecemos como seringueiro. Nesse trabalho são expostos fatos narrados por Vô Capistana, um senhor que dedicou a vida ao seringal.
A Cia continua com a agenda aberta. As escolas interessadas em receber o projeto, devem entrar em contato pelo telefone (69) 993086488, para mais informações e agendamento.
Galeria de Imagens
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Das margens de Rondônia à França: Beira cruza fronteiras no Festival de Clermont-Ferrand
Beira, idealizado e produzido em Porto Velho, está entre os cinco curtas-metragens brasileiros selecionados em todo o país para integrar a programaç

A contagem regressiva começou: faltam 15 dias para a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) arrastar multidões pelas ruas da capital. Considerado um ponto de

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho
A tradicional escola de samba de Porto Velho, Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão, celebra um marco importante em sua história nesta sexta-fe

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo
Uma obra que apresenta um painel da vida e da experiência humana, traduzidas em palavras poéticas, como espelho da existência e leitura sensível e c
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)