Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Acre já registra centenas de famílias afetadas devido às cheias, veja o vídeo.


Acre já registra centenas de famílias afetadas devido às cheias, veja o vídeo. - Gente de Opinião
Devido à cheia dos rios, o estado do Acre já registra quase 130 mil pessoas afetadas na capital e no interior do estado. Centenas de famílias e moradores foram levados para abrigos montados nos últimos dias.

Entre as cidades mais atingidas estão: Rio Branco (capital), Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

Situação de emergência

Após a enxurrada, mais de 40 bairros foram atingidos por águas de igarapés desde a terça-feira(9). A situação foi declarada como emergência na capital Rio Branco, de acordo com a prefeitura. Mais de 100mm caíram na região em um período de 48h.

Situação do Rio Acre

Até o momento, a cota máxima do Rio Acre, em Rio Branco, foi de 15,85m(considerando que a cheia ainda está em andamento e há possibilidade do rio subir novamente). Essa cota máxima já foi superada em outras treze ocasiões de acordo com o histórico. A última vez que o rio Acre ultrapassou a cota em Rio Branco foi em março de 2015, quando o rio atingiu a cota histórica de 18,35 metros. O histórico de registro vem de 1967.

A cota do Rio Acre hoje em Rio Branco é de 15,60 metros. A previsão do Serviço Geológico do Brasil neste domingo é que o rio baixe um pouco até o nível de 15,34m, e para os próximos dias, a tendência é que o rio permaneça acima do nível de inundação, possivelmente durante toda a próxima semana, em lenta recessão, prolongando o transtorno para as famílias.

Tempo instável

A semana vai seguir com tempo instável no estado. Ainda há expectativa de chuva em todos os dias e com potencial para vir em forma de temporal em vários momentos. cerca de 70mm ainda devem cair no estado até o dia 25 de fevereiro. Veja:



Além da chuva que é prevista para o Acre, o excesso de chuva nos países vizinhos podem afetar a região, mantendo o nível dos rios elevados. Fique atento ao longo da semana nas atualizações da previsão!

Veja o vídeo da cidade de Rio Branco alagada:


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Promoção do Primeiro Lote: Bloco ‘Até que a Noite vire Dia’ anuncia lote promocional limitado

Promoção do Primeiro Lote: Bloco ‘Até que a Noite vire Dia’ anuncia lote promocional limitado

A contagem regressiva para o Carnaval já começou e, para os foliões que não abrem mão de economizar sem perder a folia, a notícia é urgente. O bloco

O Ano Novo: entre a crise e a esperança

O Ano Novo: entre a crise e a esperança

O início de um novo ano costuma despertar expectativas de renovação, mas o Brasil chega a este novo ciclo imerso em um cenário de instabilidade inst

Fogos de artifícios com estampido são risco para animais e pessoas

Fogos de artifícios com estampido são risco para animais e pessoas

As festas de final de ano como Natal e Réveillon - marcadas por grandes celebrações - são momentos de alegria, empolgação e confraternização, mas t

A RAINHA DO PICO DO TRACUÁ

A RAINHA DO PICO DO TRACUÁ

O Pico do Tracuá, localizado no municipio de Campo Novo - Rondônia, e com 1.360 metros de altura - Pico  Culminante do Estado e em sua base existem vá

Gente de Opinião Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)