Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Acre já registra centenas de famílias afetadas devido às cheias, veja o vídeo.


Acre já registra centenas de famílias afetadas devido às cheias, veja o vídeo. - Gente de Opinião
Devido à cheia dos rios, o estado do Acre já registra quase 130 mil pessoas afetadas na capital e no interior do estado. Centenas de famílias e moradores foram levados para abrigos montados nos últimos dias.

Entre as cidades mais atingidas estão: Rio Branco (capital), Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

Situação de emergência

Após a enxurrada, mais de 40 bairros foram atingidos por águas de igarapés desde a terça-feira(9). A situação foi declarada como emergência na capital Rio Branco, de acordo com a prefeitura. Mais de 100mm caíram na região em um período de 48h.

Situação do Rio Acre

Até o momento, a cota máxima do Rio Acre, em Rio Branco, foi de 15,85m(considerando que a cheia ainda está em andamento e há possibilidade do rio subir novamente). Essa cota máxima já foi superada em outras treze ocasiões de acordo com o histórico. A última vez que o rio Acre ultrapassou a cota em Rio Branco foi em março de 2015, quando o rio atingiu a cota histórica de 18,35 metros. O histórico de registro vem de 1967.

A cota do Rio Acre hoje em Rio Branco é de 15,60 metros. A previsão do Serviço Geológico do Brasil neste domingo é que o rio baixe um pouco até o nível de 15,34m, e para os próximos dias, a tendência é que o rio permaneça acima do nível de inundação, possivelmente durante toda a próxima semana, em lenta recessão, prolongando o transtorno para as famílias.

Tempo instável

A semana vai seguir com tempo instável no estado. Ainda há expectativa de chuva em todos os dias e com potencial para vir em forma de temporal em vários momentos. cerca de 70mm ainda devem cair no estado até o dia 25 de fevereiro. Veja:



Além da chuva que é prevista para o Acre, o excesso de chuva nos países vizinhos podem afetar a região, mantendo o nível dos rios elevados. Fique atento ao longo da semana nas atualizações da previsão!

Veja o vídeo da cidade de Rio Branco alagada:


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Terça de Carnaval terá espaço exclusivo para paredões em Porto Velho

Terça de Carnaval terá espaço exclusivo para paredões em Porto Velho

O Carnaval de Porto Velho contará, pela primeira vez, com um dia exclusivo destinado aos paredões de som dentro da programação oficial.O “Carnaparedão

Organização da prefeitura, apoia desfile da Banda do Vai Quem Quer

Organização da prefeitura, apoia desfile da Banda do Vai Quem Quer

Tradição reuniu foliões, reforça campanhas sociais e mobiliza secretarias no centro da capitalHector Molino e Ariene Rodrigues se preparam a semana to

Banda do Vai Quem Quer esclarece motivos de ter mantido o trio elétrico parado durante o desfile

Banda do Vai Quem Quer esclarece motivos de ter mantido o trio elétrico parado durante o desfile

A diretoria da Banda do Vai Quem Quer vem a público, por meio desta nota, prestar esclarecimentos oficiais acerca da decisão de manter o trio elétri

Banda do Vai Quem Quer arrasta uma multidão de foliões

Banda do Vai Quem Quer arrasta uma multidão de foliões

Abrindo oficialmente o Carnaval 2026, neste sábado, 14 de fevereiro, A Banda do Vai Quem Que levou milhares de brincantes a Avenida Carlos Gomes. A

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)