Sábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Carreata para denunciar corrupção e pedir apoio para expulsão de reitor da Unir


O comando de greve da Fundação Universidade Federal de Rondônia – Unir (professores e acadêmicos) programou para quinta-feira (24.11) vários atos públicos na capital e no interior do Estado, como forma de denunciar a corrupção e repassar para a sociedade informações sobre o caos reinante na única universidade pública de Rondônia.

Para Porto Velho, uma gigantesca carreata está sendo programada para acontecer na parte da tarde. Será uma grande manifestação do movimento, que nesta data estará completando 71 dias de greve e 50 dias de ocupação do prédio da reitoria.

A concentração acontece a partir das 14h30min na sede da Unir-Centro (ao lado do Palácio do Governo). Às 15 horas a carreata denunciando a corrupção e pedindo apoio popular para a expulsão do professor Januário Amaral do cargo de reitor da Unir, inicia cumprindo o seguinte roteiro: Avenida Sete Setembro, Avenida Campos Sales, Avenida Jatuarana, Br-364, Avenida Jorge Teixeira, e finalmente o retorno pela a Avenida Carlos Gomes até o prédio da reitoria da universidade, quando então será realizado um ato público.

Para o professor Jorge Coimbra (diretor da Associação Nacional dos Docentes em Estabelecimentos de Ensino Superior – Andes) este ato público é de extrema relevância diante das agressões diárias contra membros do movimento grevista.

Ele lamentou a forma de tratamento do reitor em relação aos alunos. “O reitor em entrevista a imprensa afirma que os alunos que estão em greve são calouros manipulados por dois grupos de professores que segundo ele, estão insatisfeitos porque perderam a eleição passada para a reitoria. Em outro momento, Januário Amaral afirma que os alunos são bandidos. Lamentável, triste, que um professor para se manter no cargo faça uso destes procedimentos”, disse o diretor da Andes.

Ao concluir disse o professor Jorge Coimbra que a permanência do atual reitor é insustentável, devido o repúdio da comunidade acadêmica, e a única solução para o fim do movimento grevista é o mesmo ser defenestrado do cargo para sempre.

FONTE: COMANDO DE GREVE DOS DOCENTES DA UNIR
 

Gente de OpiniãoSábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

RO é Agro: calcário impulsiona produções agrícolas em Cujubim

RO é Agro: calcário impulsiona produções agrícolas em Cujubim

Preparar um terreno. Fazer o plantio. Acompanhar o crescimento da plantação. Colher. E começar tudo de novo. A dedicação e a resiliência dos agricul

RO é Agro: equipamentos e recuperação de estradas estimulam agricultura no estado

RO é Agro: equipamentos e recuperação de estradas estimulam agricultura no estado

Antes dos primeiros raios de sol iluminarem o horizonte, homens e mulheres do campo já estão de pé, para começar o dia de trabalho. Tirar leite, cui

Bancada do Norte: deputada Cristiane Lopes destaca União para desenvolvimento regional

Bancada do Norte: deputada Cristiane Lopes destaca União para desenvolvimento regional

No recente evento de instalação da Bancada do Norte em Brasília, a Deputada Federal Cristiane Lopes se destacou ao ressaltar a importância estratégi

Gente de Opinião Sábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)