Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

História

SEMINÁRIO: Livro causa polêmica e acalora debate


LIVRO CAUSA POLÊMICA E ACALORA DEBATE NO SEMINÁRIO SOBRE HISTÓRIA DE PORTO VELHO
A segunda palestra do Seminário "Porto Velho, Um século de História", proferida pelo escritor Antônio Cândido da Silva acalorou o debate entre historiadores. O palestrante lançou recentemente o livro "Enganos da Nossa História", em que aponta vários equívocos de autores regionais e essa foi a tônica do seu discurso no vento. Ele falou sobre a origem de Porto Velho, tema que vem motivando a polêmica em torno do seu livro porque, ao contrário de alguns historiadores, ele defende o nascimento do município em 1908 e não 1907.
Cândido mostrou por meio de datas e documentos todos os erros que segundo ele, comprometem as obras de vários autores.
As críticas mais duras foram direcionadas à professora Yêda Borzacov, em função de um amplo material que divulgou em conjunto com o escritor Abnael Machado em jornal local na ocasião do aniversário de Porto Velho.
O segundo palestrante, o escritor Matias Mendes, falou sobre o Marechal Cândido Rondon. Ele foi mediado pela professora Yêda Borzacov e usou o tempo destinado a questionamentos da platéia para retrucar um artigo feito pela jornalista filha do escritor Antônio Cândido em que é criticado. O bate boca foi rápido, mais intenso.
A jornalista acusou a professora Yêda Borzacov de patrocinar a discussão fora de hora e apontou um dado que não havia sido trazido à tona: "Por que foi extraído um capítulo inteiro da antologia que a professora Yêda Borzacov autorizou enquanto diretora de Cultura da Secel, que apontava a homossexualidade do Marechal Rondon? Era flagrante preconceito ou apenas mais um engano na nossa história? O texto a que a jornalista se referiu era intitulado "De Ouro, Estanho e Louros, de Júlio Meireles a que poucas pessoas tiveram acesso.
A tarde de debates encerrou com a interferência da platéia e do presidente da Fundação Iaripuna, Júlio Yriarte que pediram para que tanto a mediadora quanto o historiador Matias Mendes mantivessem a discussão sob o aspecto histórico.
Fonte - Luciana Oliveira

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento de livro sobre a história da medicina em Rondônia

Lançamento de livro sobre a história da medicina em Rondônia

Organizado pelo professor doutor  Heinz Roland Jakobi, membro da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes, foi publicado e será lançado brev

Biblioteca Francisco Meirelles resgata história do jornalismo e do estado de Rondônia

Biblioteca Francisco Meirelles resgata história do jornalismo e do estado de Rondônia

Um projeto audacioso com objetivo de resgatar e preservar grande parte da história de Rondônia registrada em matérias jornalísticas, está sendo realiz

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)