Porto Velho (RO) segunda-feira, 3 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

História

Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO


Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO - Gente de Opinião

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia sediará na próxima sexta-feira (19) a palestra “RONDÔNIA: história e curiosidades”. O evento acontecerá no auditório da Reitoria do IFRO, em Porto Velho (RO), às 8h30, e será conduzido pelo economista e jornalista Anísio Gorayeb Filho. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

O comunicador destaca que o objetivo da palestra é despertar nos espectadores uma sensação de pertencimento.  “Minha intenção é de compromisso com o conhecimento e com a cidadania, de fazer com que as pessoas conheçam a nossa história, para se apaixonarem um pouco mais por Rondônia, tanto aquelas que nasceram no Estado ou que abraçaram Rondônia como seu lugar”, ressalta.

Anísio explica que a ideia das palestras sobre a história do Estado surgiu em 2007 quando começou a escrever artigos jornalísticos para veículos de comunicação. “Sempre fui muito apaixonado pela História de Rondônia, e pesquiso muito sobre o assunto, há quase quatro décadas, na verdade”, conta.

Por ter familiaridade com o assunto, o economista foi convidado a falar em eventos em escolas, universidades e outros locais.  “Já foi assistida por cerca de 50 mil alunos, ou até mais, já perdemos a conta. É uma palestra sobre história de Rondônia que além das pessoas aprenderem, elas se divertem vendo fatos curiosos da cidade de Porto Velho que quase ninguém tem conhecimento”, comenta.

A previsão é de que a palestra seja replicada nos campi do Instituto Federal de Rondônia durante o segundo semestre letivo. “Para nós, enquanto instituição educacional, é de extrema importância receber uma palestra que aborde a história de nosso Estado e que valorize os saberes e conhecimentos de nossa gente”, acrescenta Uberlando Tiburtino Leite, Reitor do IFRO.

Sobre o palestrante

Anísio Gorayeb Filho nasceu em Porto Velho (RO), tem graduação em Economia e também atua como jornalista e pesquisador da história de Rondônia. “Considero-me um memorialista. Não gosto muito do termo historiador, para não haver conflito com quem fez ou faz a faculdade de História”, explica.  Anísio escreve para sites, jornais, revistas e apresenta programas de rádio e televisão.  Já exerceu cargos nas esferas municipal, estadual e federal. É escritor e membro da Academia Rondoniense de Letras. 

Mais Sobre História

O buraco da mulher encantada

O buraco da mulher encantada

No Baixo Madeira, na localidade de Renascer, na Vila de Tira Fogo, no meio de uma densa floresta, ainda intacta, com enormes espécies de madeira de

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Começaram na manhã desta terça 27 as gravações para o Museu da Imagem e do Som do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), que

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Os deputados constituintes de Rondônia eleitos em 1982 assumiram em 1983 diante de um clima tenso, e o diálogo foi fundamental nesse contexto. A par

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) parabeniza os 107 anos de existência da Estrada de Ferro Mad