Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

História

P.Velho festeja 93 anos


Porto Velho festeja hoje 93 anos de emancipação. A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, fruto de entendimentos entre o Brasil e a Bolívia, a partir do Tratado de Petrópoles, celebrado em 1903 deu origem a povoação de Porto Velho, que começaria em 1907.
Com a lei nº 754, foi criado o município de Porto Velho em 2 de outubro de 1914 desmembrado de Humaitá e ainda pertencendo ao Estado do Amazonas, sendo instalado em 24 de janeiro de 1915. Foi empossado como primeiro superintendente o major Fernando Guapindaia.
Em 1943 com a criação do Território Federal do Guaporé, a cidade de Porto Velho foi escolhida para ser a capital, sendo mantida pelo presidente Juscelino Kubtischek em 1956, com o decreto que implantou o território Federal de Rondônia e na criação do estado em 1981, na gestão do presidente João Figueiredo.
Nascido da epopéia da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Porto Velho completa  hoje 93 anos de autonomia política e administrativa com os olhos voltados para mais um novo ciclo de progresso com as expectativas criadas em torno da construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira. Nos anos 80 e 90 teve seu maior crescimento, projetado pela enorme migração que o estado recebeu por conta da distribuição de módulos rurais e da extração do ouro no Rio Madeira, o que ocasionou demandas sociais até agora não atendidas. Para se ter uma idéia de suas carências, no quesito abastecimento de água, apenas a metade da população recebe o preciso líquido em suas torneiras.
A capital rondoniense, hoje com cerca de 400 mil habitantes ( o IBGE só contou 311.000 no censo 2007, num grave equívoco de recenseamento), padede ainda com problemas de saúde e segurança pública e pena com a falta de rede de tratamento de esgoto, já que apenas 4 por cento da população conta com esse importante benefício. Sem esgoto, houve a contaminação total do seu lençol freático, o que tem aumentado geometricamente os índices de doenças gastrointestinais.
Fonte: gentedeopinião

Mais Sobre História

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Começaram na manhã desta terça 27 as gravações para o Museu da Imagem e do Som do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), que

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Os deputados constituintes de Rondônia eleitos em 1982 assumiram em 1983 diante de um clima tenso, e o diálogo foi fundamental nesse contexto. A par

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) parabeniza os 107 anos de existência da Estrada de Ferro Mad

Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO

Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia sediará na próxima sexta-feira (19) a palestra “RONDÔNIA: história e curiosidades”.