Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

História

Os Diplomatas completam 53 anos de desfile !


Fundada em 4 de novembro de 1958 com o nome de Prova de Fogo, tendo Tário de Almeida Café como seu primeiro presidente.

Após Valério, Ricardo, Bainha e Cabeleira, terem decidido que no carnaval de 59 colocariam uma Escola de Samba na avenida, saíram da casa do Valério que ficava na Joaquim Nabuco pertinho da Almirante Barroso e foram procurar o Tário Café na prefeitura para pedir-lhe apoio, já que ele era uma espécie de secretário de obra o manda chuva de então. Tário Café ouviu aqueles sambistas e além de aceitar ser o presidente da escola sugeriu que a mesma se chamasse "Prova de Fogo", uma homenagem a um bloco carnavalesco que Tário desfilava em Fortaleza (CE) antes de ir para Porto Velho. Como Tário Café era o mandachuva, teve sua sugestão aceita e então criou a Escola de Samba "Prova de Fogo".

O Nome Diplomatas foi sugerido pelo Augustinho Reis o popular Bizigudo, um paraense que chegou em Porto Velho no final de 1959 e foi convidado para participar da escola. Bizigudo, folião dos bons, vindo de Belém do Pará onde também brincava numa escola com o nome de Diplomatas sugeriu aos dirigentes da Prova de Fogo que se adotasse o nome de "Universidade dos Diplomatas do Samba", o que foi aceito. Depois por sugestão do Bainha o nome foi reduzido para apenas "Os Diplomatas do Samba", em 1960 mudaram novamente para Os Diplomatas, nome que perdura até os dias de hoje.

De sua fundação até 1970 a escola venceu todos os títulos do carnaval de rua de Porto Velho. Na década de 1970 a sua hegemonia foi quebrada pela Pobres do Caiari. Os Diplomatas, entretanto, voltaram a vencer em 1975, 1976, 1977, 1984, 1987, 1980 e 1997. Os Diplomatas também foi a escola que ganhou o primeiro título do carnaval de rua de Rondônia em 1982.

Com suas cores vermelha e branca a escola, além dos títulos já citados ganhou os seguintes carnavais: 1984, 1987, 1990, 1997, 2009, 2010 e 2011.

Em 22 de outubro de 2011, a escola escolheu seu samba de 2012, quando a parceria de Sandro Sarará sagrou-se vencedora pela segunda vez.
No ano de 2012 a escola virá com o enredo “Sou púrpura e Escarlate em Tons de Carmim”, mostrando o vermelho na avenida.

Vejam a história completa no link abaixo:

http://www.4shared.com/document/B4rhLJcS/Nasce_uma_escola_sem_nome_Os_D.html
?  

Fonte: FESEC

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento de livro sobre a história da medicina em Rondônia

Lançamento de livro sobre a história da medicina em Rondônia

Organizado pelo professor doutor  Heinz Roland Jakobi, membro da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes, foi publicado e será lançado brev

Biblioteca Francisco Meirelles resgata história do jornalismo e do estado de Rondônia

Biblioteca Francisco Meirelles resgata história do jornalismo e do estado de Rondônia

Um projeto audacioso com objetivo de resgatar e preservar grande parte da história de Rondônia registrada em matérias jornalísticas, está sendo realiz

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)